De acordo relatório realizado em 2019 pela organização ambiental World Wildlife Fund (WWF), por ano cerca de 10 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos
Além de formar enormes manchas de lixo no mar, esses fragmentos são responsáveis pela morte de golfinhos, tartarugas, pássaros, entre outros animais. Outro dado que assusta é o da Organização das Nações Unidas (ONU): se a poluição continuar desta forma, em 2050 haverá mais plástico do que peixes no mar.
Foi inspirado nesta causa tão importante que o autor Sérgio Campante criou o livro Baleia, obra da Editora Voo, publicada pelo selo infantil Vooinho. O livro conta a história de um garoto que, certo dia brincando na praia, se depara com um pedido de socorro dentro de uma garrafa. De repente, um cachorro aparece para ser seu companheiro na busca por quem está em apuros.
O livro é acompanhado de um saquinho feito de rede de pesca retirada dos oceanos e ressignificada pelas mãos da artesã Nara Guichon em parceria com a Positiva, empresa de produtos de limpeza biodegradáveis. Para completar a proposta sustentável do projeto, a impressão do livro foi feita em papel pedra, um tipo inovador de material que não utiliza madeira e fibras vegetais e dispensa processamento químico na produção.
Além de escrever Baleia, Sérgio Campante também foi o responsável pelo design e ilustrações do livro.
Impacto social a partir da venda dos livros
A obra Baleia faz parte do projeto Um por Um, da Editora Voo. Parte da renda obtida com a venda dos livros é revertida à promoção de atividades e encontros literários com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.