Atividade Física em Condomínios

03/02/2022
| Colunista: , Geraldo Mercadante Simões
|
Assunto: , Atividade Física, Condomínios

Quem nunca viu uma confusão no condomínio, não é? Viver nesses espaços
não é tarefa fácil e exige um pouco de etiqueta social ainda mais em espaços
de uso comum, como as academias, por exemplo

GMS20220203

Praticar atividade física se tornou não apenas um hábito de vida, mas também de socialização, bem-estar e alívio da carga mental. Com o avanço das vacinas e a flexibilização das medidas de distanciamento, as academias foram liberadas, propondo um novo estilo de vida para muitas pessoas.

Uma das vantagens de morar em condomínios que ofereçam uma boa estrutura com áreas comuns, é a instalação das academias, facilitando assim, a vida dos moradores que buscam comodidade e praticidade. Porém, é preciso que algumas medidas sejam seguidas para evitar constrangimentos.

Não é porque você está no seu ambiente residencial, que é possível fazer tudo. É preciso ter bom senso como usar vestimentas adequadas, respeitar os horários e o espaço que será compartilhado, ou seja, manter os mesmos costumes de quando se frequenta uma academia fora.

Como o próprio nome já diz, as áreas são comuns e frequentadas por outras pessoas. Se você não quer passar por momentos delicados, siga essas recomendações:

* Tempo: garanta que o treino está adequado ao seu objetivo. Não se prolongue na utilização de um aparelho ou então verifique a possibilidade de revezamento caso mais pessoas queiram usar.
* Traga seus materiais: As toalhas para enxugar o suor, garrafinha de água, máscara, devem ser de uso pessoal.
* Seja educado: Se outras pessoas já estiverem no local, cumprimente, porém, não precisa puxar assunto. Muitas vezes, as pessoas não querem conversar.
* Limpe os equipamentos após o uso: Não há nada pior do que chegar para pegar um equipamento e ele estar sujo, com suor. Leve uma toalhinha pessoal e seque colchonetes e equipamentos que possam ficar com suor.
* Organização é tudo. Vale lembrar que se pegou um equipamento, peso ou anilas elas devem voltar para o mesmo local, não deixe nada espalhado.

Cuidados

* Não faça exercícios de alta intensidade sem orientação profissional.
* Antes de começar uma atividade, comece em uma velocidade mais lenta e aumente gradativamente.

Atenção

É essencial ter atenção à manutenção preventiva dos equipamentos. As lesões provocadas aos usuários por má conservação podem gerar consequências legais para o síndico e para o condomínio.

Ainda tem alguma dúvida a respeito desse assunto? Podemos auxiliá-lo em todas as questões que envolvam seu condomínio. Entre em contato para uma conversa.

+GBS – Advocacia & Gestão Imobiliária

Voltar Próximo artigo