Ar Condicionado – Revisão Preventiva

02/05/2021
| Colunista: , Flavio Leal
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Assunto: , Ar Condicionado, Automóveis, Motos e Bicicletas

Todo equipamento necessita de revisões preventivas. Esses procedimentos quando feitos regularmente por profissionais qualificados trazem muitos benefícios aos proprietários dos veículos e o maior deles sem dúvida é a economia na manutenção do seu equipamento: Manutenção Preventiva é mais barata que a Manutenção Corretiva

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Uma revisão bem feita, periodicamente, diminui muito os gastos com reparos que podem ser evitados. Com o ar condicionado do seu carro não é diferente e além de cuidar do seu equipamento e do seu bolso você estará cuidando da saúde da sua família realizando revisões periódicas.

Veja abaixo alguns serviços importantes que você deve realizar em seu veículo mesmo que ele esteja funcionando perfeitamente para evitar que ele venha apresentar defeitos graves e muito mais caros para consertar e principalmente manter o sistema limpo, saudável e eficiente para maior conforto de toda família.

TROCA DO FILTRO DE CABINE: A troca do filtro de cabine deve ser feita regularmente a cada 10.000 Km ou 6 meses

Desde o ano de 2007 todos os veículos equipados com Ar Condicionado de fábrica são obrigados a usar o filtro de cabine, porém alguns modelos mais antigos também dispõem desse equipamento tão simples e barato quanto importante para a saúde e o bem-estar dos ocupantes do veículo, ele é responsável por filtrar o ar que entra no veículo através do sistema de ar-condicionado reduzindo ou até eliminando odores e fumaça do ambiente externo além de reter partículas de poeira contendo uma infinidade de bactérias prejudiciais a saúde.

Com o tempo o filtro fica impregnado desses materiais e começa a formar colônias de bactérias e se torna uma fonte de doenças e mau cheiro, por isso devemos fazer a substituição dele regularmente a cada 10.000 Km ou seis meses, o que ocorrer primeiro.

Além de manter o ar no interior do veículo mais saudável o filtro de cabine tem outra função muito importante que normalmente é ignorada pelo proprietário do veículo, ele é responsável por manter a evaporadora (serpentina fria) sempre limpa o que evita vários problemas ao sistema de ar-condicionado como por exemplo:

* Falta de ventilação nos dutos por obstrução da passagem do ar, isso força o ventilador a trabalhar mais aumentando o consumo da bateria, aumentando a amperagem nos fios, relês, resistência, botão do comando, fusíveis e principalmente no motor do ventilador, isso reduz e muito a vida útil de todo o sistema de ventilação do veículo.
* Congelamento da evaporadora por obstrução da ventilação, isso afeta diretamente o desempenho do sistema impedindo que o ar resfriado circule no interior do veículo.
* Corrosão na evaporadora provocando vazamentos de líquido refrigerante, nesse caso o sistema para de funcionar e é necessário fazer a substituição da evaporadora um serviço muito caro e demorado.

A troca do filtro de cabine na maioria dos carros é uma tarefa bem simples, porem existem veículos em que a troca do filtro requer conhecimento técnico e ferramentas adequadas, por isso recomendamos que o proprietário do veículo faça essa troca de filtro em uma loja especializada no serviço para evitar danos a sua saúde e ao veículo.

RECARGA DE GÁS

O serviço de carga de gás (fluido refrigerante) deve ser feito por um profissional qualificado que tenha pleno conhecimento do sistema de refrigeração automotivo.

É muito comum no período de calor algumas oficinas de mecânica, injeção eletrônica e outras. “aproveitarem” a procura por esse serviço e começam a oferecê-lo aos seus clientes sem o mínimo de conhecimento técnico sobre o assunto, o resultado é um serviço BARATO e de péssima qualidade, na maioria das vezes o cliente acaba procurando uma loja ESPECIALIZADA para refazer o serviço o que gera mais custos ao cliente e o BARATO sai CARO.

Uma simples carga de gás feita sem critérios básicos podem danificar seriamente os componentes do sistema de ar-condicionado do seu veículo, e o pior é que nem sempre esses danos aparecem de imediato e quando o sistema para de funcionar você nem imagina que o motivo foi a carga de gás baratinha que você fez na oficina mecânica de sua confiança.

Por isso não se iluda com preços baixos, faça o serviço com quem realmente entende do assunto e pode lhe oferecer um serviço de qualidade com o melhor custo-benefício, venha em nossa loja e faça uma análise do sistema de ar condicionado do seu carro, é GRÁTIS e pode evitar gastos desnecessários no futuro.

HIGIENIZAÇÃO DE CABINE

Odores comuns como: tabaco, produtos químicos, odores de origem animal e até mesmo os odores provocados pelo mofo, são totalmente eliminados após uma sessão de Higienização.

Manter o interior do veículo higienizado não é apenas uma questão de conforto, é uma questão de saúde, nem sempre um carro limpo e cheiroso esta livre de bactérias. O sistema de ar-condicionado dos veículos é formado por dutos de ventilação que não se alcançam nas limpezas convencionais, e com o tempo, o acúmulo de poeira e umidade formam o ambiente perfeito para a proliferação de vários tipos de microorganismos prejudiciais a saúde.

Por isso não basta você limpar e perfumar o seu carro, você deve fazer uma HIGIENIZAÇÃO regularmente a cada 6 meses ou sempre que odores desagradáveis forem notados.

LIMPEZA DE DRENO

“Tá pingando uma água fria no meu pé” – Essa frase geralmente é o primeiro alerta para o motorista de que alguma coisa esta errada com o seu Ar Condicionado, o que vem depois normalmente é a triste descoberta de que o pinga-pinga já está ali faz um bom tempo e o carpete do veículo esta todo encharcado e muitas vezes o mofo já tomou conta.

A primeira reação do motorista é de secar o máximo possível o interior do carro e procurar por onde a água ESTÁ ENTRANDO no veículo, mas na maioria das vezes não se encontra nenhuma entrada por que esta água na verdade SE FORMA DENTRO DO VEÍCULO. Ela é o resultado da condensação do ar úmido que entra em contato com a evaporadora fria onde ficam retidas as partículas de água, assim essa água vai acumulando no interior da caixa evaporadora geralmente localizada em baixo do painel e depois que atinge certo volume ela escoa pelo DRENO que joga toda essa água para fora do veículo através de pequenos tubos normalmente em baixo do carro.

O problema é que junto com a umidade do ar também entram na evaporadora partículas solidas, impurezas diversas que vão se acumulando no interior da caixa evaporadora e com o tempo formam lodo que aos poucos vão obstruindo o DRENO e os tubos por onde a água deveria sair, assim a caixa evaporadora vai enchendo até transbordar e o resultado você já sabe, toda a água que deveria sair do veículo acaba escorrendo para debaixo do carpete, daí em diante o carro se torna o local perfeito para a proliferação de fungos e bactérias tão prejudiciais a saúde.

Por isso, ao primeiro sinal de umidade no interior do veículo, avalie as condições do seu sistema de ar-condicionado e realize a limpeza do Dreno da caixa evaporadora se for necessário.

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