É muito comum haver dúvidas entre aqueles que pesquisam sobre o sistema de aquecimento solar de água. Uns acham que é um investimento alto, outros desconhecem o funcionamento em dias nublados e por aí vai.
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à insolação por ser localizado na zona tropical e equatorial, possuindo cerca de oito horas de incidência direta de luz solar por dia (baseadas em uma média anual). Por esse motivo, é um excelente mercado para o sistema solar de aquecimento de água através da radiação solar (energia solar térmica).
A energia solar térmica é uma tecnologia que permite a conversão da energia solar em energia térmica, e a partir disso, proporciona o aquecimento da água.
A conversão da radiação proveniente do sol em energia térmica é realizada pelos coletores (ou painéis) solares. Há diversos tipos de coletores, com diferentes eficiências na conversão de energia. Para cada finalidade, há um tipo de coletor mais apropriado.
Os sistemas solares térmicos são versáteis, podendo ser utilizados no fornecimento de água quente para diversas funções, como o aquecimento de piscinas e água para banho, entre outros. Dessa forma, ele contribui para uma máxima poupança energética no aquecimento da água.
E se engana quem pensa que isso é vantajoso somente para residências. Esse alívio nas contas é sentido também em estabelecimentos como indústrias, hospitais, clubes, hotéis e motéis.
Para a instalação de sistemas de energia solar térmica, alguns pontos devem ser considerados:
* O local de instalação deve ser seguro, ou seja, os componentes devem ser instalados em local ao qual pessoas e animais não tenham acesso facilitado, sendo geralmente instalados nos telhados.
* É aconselhável evitar instalar os painéis em locais com sombreamento total e/ou parcial.
* Os painéis devem ser instalados o mais próximo possível do local de consumo.
O tempo de retorno do investimento em energia solar tende a variar, acontecendo geralmente em um intervalo que vai de 18 a 36 meses. A vida útil de um aquecedor solar é estimada por volta de 240 meses, fazendo com que o sistema seja bastante vantajoso e econômico.
Por utilizar pouca ou muitas vezes dispensar a utilização da energia elétrica para o aquecimento da água, o sistema é econômico, além de ambientalmente amigável por não gerar resíduos para além das placas e não causar danos ao meio ambiente.
É também promissor no Brasil e no mundo, pois causa impactos ambientais mínimos e reduz a pegada de carbono dos consumidores, que estarão minimizando suas emissões ao optar por uma forma de obtenção de água quente a partir da redução do consumo de energia elétrica.
A realidade é energia solar.
Quer instalar energia solar em sua propriedade?
Faça-nos uma visita – Porto Rico Piscinas