No futebol e na vida, tudo é questão de tempo. O tempo é primordial no diagnóstico
Não é segredo que os homens costumam sair na frente quando o assunto é exposição aos fatores de risco responsáveis pelas principais doenças crônicas.
Eles fumam mais, consomem mais bebidas alcoólicas e refrigerante, deixam a desejar no quesito alimentação balanceada e, pra completar, vão menos vezes ao médico.
Mas é possível mudar esse placar e correr pro abraço. Ainda há tempo.
Tempo pra marcar o check-up. Tempo pra fazer a substituição. Tempo pra fazer exercícios. Tempo pra apoiar da arquibancada. Tempo pra falar sobre cuidado com seus amigos.
No futebol e na vida, dar o seu melhor desde o início do jogo faz toda a diferença. Olhe para o seu corpo e pra sua mente com atenção.
É hora de dar aquele pique e cuidar da saúde do corpo e da mente!
Saúde Mental
A taxa de suicídio entre homens é quase 4 vezes maior que entre as mulheres, e um dos fatores que contribuem para essa estatística é o tabu em torno desse assunto. Aprender a reconhecer seus sentimentos e lidar com eles é a coisa mais corajosa que você pode fazer, então nada de jogar a saúde mental para escanteio.
Câncer de Próstata
Aqui a estratégia é reduzir as probabilidades, adotando comportamentos mais saudáveis. Ainda não há uma forma comprovada de prevenção ao câncer de próstata, mas optar por hábitos saudáveis – como 30 minutos diários de exercícios físicos, controle de alimentos ultraprocessados e consultas com um urologista a partir de 40 anos vai te levar longe.
Higiene Íntima
Nesse caso, as estatísticas estão totalmente a seu favor. Tudo indica que a maior parte dos casos de câncer de pênis é evitável com uma boa higiene e isso é muito fácil: é só fazer a limpeza diária do pênis com água e sabão, especialmente após a masturbação e as relações sexuais. E não esquecer dos preservativos.
Saúde da Boca
Não adianta dar o sprint só quando a dor bate. Cuidar da saúde bucal de forma preventiva é mais do que garantir um sorriso bonito, ´proteger todo o corpo. Aproveite para marcar seu retorno ao dentista a cada 6 meses.
Tabagismo
A taxa de fumantes entre os homens é de quase 12%, mas não se deixe enganar por esse número aparentemente baixo. Não que isso seja uma competição, mas essa taxa entre as mulheres é de 6,7%. Lembre-se que o cigarro contém pelo menos 40 substâncias cancerígenas e ficar longe dele é o melhor para a sua saúde.
A gente sabe que driblar o vício em cigarro não é fácil e que muitas pessoas têm esse hábito como válvula de escape para os momentos de estresse.
Parar ou reduzir a quantidade de cigarros diários traz benefícios que vão desde a melhora da sua saúde à economia! Calcule quanto você gasta em cigarro todo ano e veja mais um motivo para te incentivar a lutar contra esse vício!
Obesidade
Quase 60% dos homens adultos estão acima do peso e esse é um número que merece atenção. A obesidade está ligada a doenças cardiovasculares , diabetes e até às alterações hormonais que podem impactar o desejo e o desempenho sexual. Comece já a cuidar da alimentação e de quebra aproveite a oportunidade para marcar mais vezes aquela pelada com os amigos.
A melhor forma de virar esse jogo é adotando hábitos mais saudáveis. Chegou a hora de dar aquele pique e começar já a incorporar uma alimentação mais balanceada no seu dia a dia, além de investir em atividades físicas (levantamento de copo não conta!).
Esse problema deve ser enfrentado desde a infância, o objetivo é garantir um desenvolvimento saudável. E você, será que está no peso ideal? Vamos calcular!
Como se calcula o IMC – Índice de Massa Corporal?
O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, de forma mais simples, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta.
Por exemplo, uma pessoa com 1,70 m e 70 kg fará o seguinte cálculo:
Altura multiplicada por ela mesma: 1,70 x 1,70 = 2,89
Peso dividido pelo quadrado da altura: 70 / 2,89 = 24,22
Logo, essa pessoa tem IMC de 24.
Resultados do IMC
* Menos do que 18,5: Abaixo do peso
* Entre 18,5 e 24,9: Peso normal
* Entre 25 e 29,9: Sobrepeso
* Entre 30 e 34,9: Obesidade grau 1
* Entre 35 e 39,9: Obesidade grau 2
* Mais do que 40: Obesidade grau 3
Não Esqueça o Filtro Solar
O Protetor solar previne contra o câncer de pele e o envelhecimento precoce. Para os homens, em geral se recomenda o usos daqueles produtos com toque seco, mas o importante é escolher o que mais se adapta a você e usar todos os dias.
Beba Água
Os especialistas costumam recomendar cerca de 15,5 copos de água por dia para os homens. Isso quer dizer em torno de 3,7 litros, mas tudo depende também da temperatura e das atividades que você faz. Suou muito? Beba mais!
Alimentação Saudável
Você sabia que só 16,9% dos homens afirmam comer frutas e hortaliças na frequência recomendada? A alimentação é uma das principais formas de se prevenir contra doenças, então é hora de encarar a cozinha e ganhar em saúde.
Para Refletir
Aquela ideia de que o homem é superior e invulnerável (o chamado masculinismo) pode ser prejudicial para sua saúde! Isso porque essa crença muitas vezes impede os homens de fazer check-ups e cuidar da saúde física e mental, mesmo quando eles sentem que algo não vai bem.
Você sabia que o risco de um homem negro morrer vítima de câncer de próstata é o dobro de um homem branco? E o motivo não é genético. Os responsáveis por essa estatística que queremos mudar são as desigualdades sociais e os tabus acerca dos cuidados com a saúde.
Dados recentes apontam que mais de 40% dos homens com mais de 40 anos nunca realizaram o exame de toque, que detecta o câncer de próstata. Não faça parte desse número. Os benefícios para a saúde superam muito qualquer desconforto.
As estatísticas mostram um cenário de pouca atenção à saúde mental nos extremos do público masculino: os homens de 14 a 27 anos e aqueles com mais de 70 anos são os que mais morrem por suicídio no Brasil.
Homens transsexuais (exceto aqueles que já realizaram cirurgias) possuem mamas, útero, vagina e vulva. Por isso, acompanhamentos anuais, diagnósticos, tratamentos e cuidados são fundamentais. Além disso, a atenção à saúde mental deve ser redobrada, afinal o público LGBTQIA+ infelizmente ainda precisa lidar com uma série de questões e preconceitos que podem impactar diretamente a saúde.