A EDUCAÇÃO É TAREFA DE TODOS

26/09/2018
| Colunista: , Célio Lupparelli
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Assunto: , Educação

CelioLupparelli20180926

Educar é estimular a formação de cidadão crítico que saiba viver com autonomia e em sociedade, respeitando os direitos dos próximos, pronto para reivindicar os seus direitos e sabendo cumprir os seus deveres, dentro dos valores éticos e morais do grupo a que pertence e dos grupos vizinhos com os quais se relaciona de alguma forma.

É despertar, no indivíduo, o amor pelo seu semelhante e pelo meio ambiente com todos os seus componentes.

É incentivar, na pessoa humana, o seu equilíbrio físico e mental, fundamental para a sua plena saúde e felicidade.

É fazer com que o indivíduo conheça os seus limites, sem deixar de perseguir a sua plena realização e a tranquilidade dos que dele dependem.

Educar é possibilitar a formação de uma pessoa feliz.

É transmitir os valores éticos, os conhecimentos científicos, a formação história de seu povo, os aspectos culturais e religiosos que identificam o seu grupo, para que a pessoa viva em harmonia consigo e com os seus pares.

Educar é evitar que a prática da luxúria se torne um determinante banal das atividades humanas, distorcendo o convívio social.

Educar é mostrar aos jovens a importância dos idosos na formação do grupo a que pertence, para que as experiências positivas dos mesmos sirvam de modelo para a base do desenvolvimento.

É fazer compreender que a estabilidade social depende da promoção da isonomia entre todos os membros do grupo; do respeito às diferenças entre as pessoas em todos os sentidos, e, notadamente, nas distinções de crença, de opinião, de etnia e da liberdade de escolha pessoal.

Educar não é criar robôs que reproduzem os interesses de um grupo dominante. É não permitir que se formem pessoas que sejam escravas a serviço da produção que enriquece uma minoria detentora do Poder Econômico, mas, antes de tudo, educar é a arte de formar pessoas que desenvolvam a ciência e a tecnologia, em benefício do estabelecimento da Justiça Social.

Educar é, prioritariamente, prevenir e, por isso, evitar que se tenha que lançar mão de alternativas punitivas apenas.

Quando um povo investe na Educação, reduz os conflitos sociais e os seus gastos em repressão.

Vale mais investir em escolas e em professores que gastar em presídios e em forças de repressão.

Como se pode inferir, Educar não é tarefa, apenas, da Escola. É um fazer que depende de ações sinérgicas, continuadas e amadurecidas, tendo como protagonistas a Família, os grupos de vizinhança, a Escola, a Igreja, a Mídia, os clubes e o Estado, esse, por meio de atividades implementadas em seus equipamentos como as vilas olímpicas, as lonas culturais, os teatros e as bibliotecas. Educar é uma atividade complexa, mas indispensável à cidadania.

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