O Piauí é um verdadeiro tesouro nacional, e muita gente procura o estado no verão para desfrutar de suas praias. Porém, o Piauí reserva muitas surpresas e diversidade para quem o visita.
De belíssimas praias e cachoeiras, às serras, morros e mangues, o que não falta no Piauí são lugares incríveis para conhecer.
Se você ama estar em contato com a natureza e desfrutar de belas experiências, esses motivos serão mais do que suficientes para te convencer a conhecer o Piauí assim que você puder.
#1 Parque Nacional Serra da Capivara
Conhecer a Serra da Capivara é fazer uma viagem no tempo! O lugar possui uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo, com mais de 600 sítios arqueológicos e mais de 35 mil pinturas rupestres de até 12 mil anos.
E devido a sua grande importância histórica e cultural o Parque Nacional da Serra da Capivara foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Além de conhecer pinturas rupestres e sítios arqueológicos importantíssimos da vida pré-histórica, há diversas trilhas e paisagens espetaculares para serem desbravadas e contempladas na Serra da Capivara.
#2 Delta do Parnaíba
Essa é considerada uma das paisagens mais bonitas do planeta e fica localizada na divisa dos estados do Maranhão e Piauí.
O Delta do Parnaíba é um arquipélago com 70 ilhas, onde os visitantes podem aproveitar praias com paisagens exuberantes, dunas e mangues.
O Delta faz parte do roteiro integrado da Rota das Emoções, formado pelos Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara no Ceará, e em 2009 o Delta do Parnaíba foi Melhor Roteiro Turístico do país, pelo Ministério do Turismo.
#3 Lagoa do Portinho
A Lagoa do Portinho é um dos pontos turísticos mais famosos do estado e fica no parque de dunas de Luís Correia, na divisa com a cidade de Parnaíba.
A Lagoa apresenta o ambiente perfeito para um ótimo dia de descanso em meio ao cenário formado pelas dunas branquinhas, a vegetação e as águas escuras.
Esse é um lugar ideal para a prática de atividades aquáticas, como o banana boat que é uma das atividades preferidas dos visitantes.
Os arredores da Lagoa do Portinho têm uma boa estrutura de hospedagem, alimentação e lazer e aos fins de semana é muito comum promoverem shows e eventos nas margens da Lagoa do Portinho.
#4 Parque Nacional das Sete Cidades
O Parque Nacional da Sete Cidades é uma área de conservação ecológica e seu nome é dedicado às imponentes formações rochosas existentes no parque.
Ele fica no norte do estado do Piauí, cerca de 206 km de Teresina, e lá estão também pinturas rupestres datadas com cerca de 6 mil anos, com importância internacional.
Além das belíssimas paisagens e mirantes incríveis, no parque você poderá fazer trilhas e refrescar-se em cachoeiras, sendo um ótimo lugar para ter contato com a natureza.
#5 Polo Cerâmico do Poty Velho
Se você admira arte e cerâmica, o Poty Velho precisa estar em seu roteiro em Teresina.
Esse bairro sempre foi o lugar para comprar peças cerâmicas no Piauí, mas em 2006 foi construído um polo onde mais de 300 famílias produzem suas peças em mais 50 oficinas.
Há peças para todos os gostos e bolsos, e mesmo que seja somente para visitar vale muito a pena conhecer o lugar e apreciar um pouco da arte cerâmica do Piauí.
#6 Praia do Coqueiro
Tranquilidade e um belo mar você encontra na Praia do Coqueiro em Luís Correia.
A Praia do Coqueiro é muito conhecida por ser um local ideal para descansar por conta de sua atmosfera agradável, e também é um dos melhores lugares para a prática de kitesurf.
O mar é levemente agitado e forma algumas ondas ideais para a prática do esporte e isso atrai muitos jovens à praia.
No verão, a Praia do Coqueiro costuma ser bastante procurada por famílias da região.
#7 Paróquia de Nossa Senhora da Vitória
Se você gosta de turismo religioso, conheça a igreja que contribuiu para a formação do estado do Piauí e que hoje é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Oficialmente a primeira igreja do Piauí, a Paróquia de Nossa Senhora da Vitória construída em 1697 e concluída em 1733 na cidade de Oeiras.
Seu estilo é barroco, com desenhos de flores e ornamentos esculpidos nos cantos das paredes e altares da igreja.
Fonte: Casal Nômade