O Dia de Santo Expedito é comemorado anualmente em 19 de abril. Esta é uma data celebrada principalmente pela comunidade cristã católica, homenageando um dos santos mais populares da doutrina, conhecido como o Santo das Causas Justas e Urgentes
Expedito foi mártir da fé, nasceu na Armênia e comandou a 12ª Legião Romana, conhecida como Fulminata (ou fulminante, em português) com sede em Melatia. Essa região foi local de inúmeras perseguições aos cristãos por conta do imperador Deocleciano, responsável por determinar a destruição de inúmeras igrejas e livros sagrados, suspender assembleias cristãs e obrigar a renúncia de todos os cristãos.
Enquanto no exército romano levava uma vida de excessos até que um dia teve um encontro com Deus e se converteu. Sua fama de Santo das Causas Justas e Urgentes veio de um episódio onde um espírito do mal apareceu-lhe em forma de corvo dizendo: “crás! crás! crás! (em latim: Amanhã! amanhã! amanhã!). Enganador que é, eis a proposta do maligno: Deixe para amanhã. Não tenha pressa! Adie sua conversão!
E sem titubear, Expedito pisoteou o corvo, esmagando-o e gritando: HODIE!, que quer dizer: HOJE! Nada de adiamento! É para já! Agora! E é daí que vem a associação a soluções imediatas das causas ou urgentes. Também é conhecido como o santo dos negócios que precisam de solução rápida e protetor dos estudantes.
Generoso soldado, Expedito e sua situação de chefe de legião chamaram a atenção de Deocleciano enquanto defendiam as fronteiras orientais contra os ataques de bárbaros asiáticos. Quando as perseguições começaram muitos mártires pagaram a lealdade cristã com a vida, entre eles Maurício, Marcelo e Sebastião – hoje conhecido como São Sebastião. Expedito lutou até o fim mesmo depois de ser flagelado até derramar sangue e ter a cabeça decepada.
O culto
O culto a Santo Expedito atravessou o Oriente, passou para a Alemanha meridional e de lá se espalhou pela Itália, Espanha, França e Bélgica. Em várias igrejas do mundo encontramos estátuas de Santo Expedito, com traje legionário, vestindo uma túnica curta e um manto jogado militarmente atrás dos ombros, tendo postura militar. Em uma mão segura uma palma e na outra uma cruz.
Hoje e sempre é dia de cultuar esse santo que tanto fez por nós e pela religião cristã.
Fonte: Nossa Sagrada Família