NÃO SE CALE, DENUNCIE
O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.
Representa um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a algumas de nossas gerações mais velhas.
A violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade internacional.
A sociedade que não respeita, não aprende e não cuida de seus idosos é uma estrutura doente, que precisa de mudanças.
Quantos e quantos casos chegam ao nosso conhecimento todos os dias de violências contra idosos ? Inúmeros.
Nosso mandato é amplo, preza a dignidade da pessoa humana e também tem por missão, cuidar da camada idosa da população carioca.
Peço àqueles que tenham conhecimento de negligências e maus-tratos a idosos que encaminhem suas denúncias. Vamos acionar as autoridades competentes e cobrar soluções.
Abandono de idosos cresceu mais de 800% em 2023. Há, também, aumento de outras violações contra as pessoas idosas. Esses crimes mostram como a nossa Sociedade está doente.
+Célio Lupparelli
+Terceira Idade