WhatsApp: Vantagens e Desvantagens nos Relacionamentos

01/04/2020 |
Assunto: , Comportamento, Homem, Mulher, Redes Sociais, Tecnologia

Vix20200401Principal

Se por um lado a agilidade, custo e facilidade de aplicativos de troca de mensagens ampliam as chances de maior comunicação entre as pessoas, por outro pode causar impacto negativo nos relacionamentos quando as ferramentas não são bem utilizadas.

Entenda como o WhatsApp pode influenciar a felicidade do seu relacionamento.

Vantagens
Vix20200401VantagensGratuito e acessível em qualquer aparelho de celular com internet, o WhatsApp rompe barreiras e permite a comunicação em tempo real com pessoas de qualquer parte do mundo. Casais que se relacionam à distância, por exemplo, encontram no aplicativo uma maneira simples e rápida de manter o contato, garantir aproximação com trocas de informações sobre o dia a dia e, enfim, matar a saudade enquanto um encontro real não acontece.

O aplicativo também facilita de forma prática a vida de casais que moram juntos. Rápidas trocas de mensagens ajudam a resolver pequenos problemas cotidianos enquanto ambos estão ocupados com o trabalho. Decisões básicas, como compras no mercado ou contratação de serviços para casa podem ser discutidas de forma ágil e evitar até possível estresse que abalam a relação.

A troca de mensagens também garante privacidade aos casais que podem conversar rodeados de pessoas sem constrangimentos, já que podem falar sobre intimidades na frente dos outros, evitando diálogos reveladores ao telefone.

Até mesmo a vida sexual do casal pode ganhar tempero a mais com a ajuda do WhatsApp. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Drexel, EUA, com 870 pessoas entre 18 e 82 anos de idade, 88% dos entrevistados afirmaram já terem enviado mensagens de conteúdo sexual a seus parceiros físicos e, na maioria dos casos, se diziam felizes e satisfeitos sexualmente.

Desvantagens
Vix20200401DesvantagensA agilidade da troca de mensagens que pode ser encarada como facilidade também pode ter seu revés. A ansiedade e o estresse provocados pela expectativa de receber uma resposta são comuns e, não raro, provocam desgaste na relação. Perceber a visualização de um recado e perceber a demora em um retorno pode causar desconfiança e brigas entre os parceiros.

Fisicamente distante do outro, pode ficar difícil compreender determinada mensagem recebida pelo celular e um mal-entendido banal pode se transformar em faísca para discussões que abalam o relacionamento. Ter paciência e buscar interpretar da melhor maneira possível o recado pode ajudar a evitar desgastes.

Outro ponto negativo e bastante grave percebido pelo impacto do uso excessivo do WhatsApp é tão comum que chegou a virar tema de pesquisa e ganhar até termo próprio: phubbing. A palavra pode parecer estranha (trata-se da união das palavras phone e snubbing. Em inglês, telefone e ignorar, respectivamente), mas o conceito é simples e conhecido. O fenômeno nada mais é do que o sentimento de ser ignorado pelo parceiro por causa do telefone celular.

De acordo com um estudo feito nos EUA, 46,3% dos entrevistados afirmaram que já sofreram phubbing por parte da pessoa amada e, segundo especialistas, o hábito leva ao desgaste da relação e a conflitos por diminuir o tempo que as pessoas passam fazendo algo produtivo com seus parceiros, além de aumentar as chances de depressão do companheiro que se sente deixado de lado.

Fonte: VIX
Paulo Nobuo

Voltar Próximo artigo