VOCÊ SABIA QUE MANTER A BOA FORMA TAMBÉM PODE PREVENIR CÂNCER?

02/04/2018 |
Assunto: , Saúde

Um em cada três casos de câncer poderia ser prevenido com boa alimentação, controle de peso e atividade física. No Brasil isso significa que poderíamos diminuir em 200 mil os novos casos da doença, apenas mantendo o peso sob controle, praticando exercícios, priorizando uma alimentação saudável e amamentando corretamente nossos bebês.

AMCity20180402

Os dados são do Continuous Update Project – CUP, um estudo que reúne achados de pesquisas em todo mundo à medida em que elas são publicadas. O foco está em observar como a dieta, nutrição, atividade física e peso afetam o risco de desenvolver câncer e sobreviver a ele. Longe de ser uma preocupação estética, está provado que uma vida saudável tem impacto relevante sobre o temido câncer, a segunda maior causa de morte por doença no país.

O esforço mais eficiente que a gente pode fazer contra o câncer é na prevenção da doença. Minimizar as causas evitáveis da doença, como má alimentação e tabagismo, pode reduzir em 40% o risco de desenvolvê-la. Essa consciência deve ser despertada já na infância. Uma menor quantidade de crianças obesas e sedentárias representa adultos mais saudáveis e conscientes do impacto do seu estilo de vida na sua saúde.

Entre as recomendações da CUP estão:

* Mantenha um peso saudável;
* Exercite-se mais;
* Evite alimentos muito calóricos, bebidas com muito açúcar e alcoólicas;
* Abuse de grãos, vegetais, frutas e feijões;
* Consuma carne vermelha moderadamente e evite carne processada;
* Amamente seus filhos.

Isso significa que os cuidados estão ao alcance de todos. Mesmo assim, muitas pessoas preferem comer mal e ficar sentadas o dia todo. Qual é sua desculpa, agora?

Fonte: Americas Medical City
Dr. Luiz Augusto Maltoni – Cirurgião Oncológico

Voltar Próximo artigo