Verão – 21/12 a 20/03/2021

21/12/2020 |
Assunto: , Natureza

Verão20171221

O verão é uma das quatro estações do ano. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas. Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias.

Estação mais quente do ano, que se situa entre a Primavera e o Outono.

Durante essa estação do ano, uma porção da Terra está mais próxima do Sol, fazendo com que os dias sejam mais longos do que as noites. Esse fato faz com que vários países adotem o horário de verão, adiantando em uma hora o relógio, de forma a economizar energia elétrica e diminuir o consumo nos horários de pico.

O verão começa oficialmente hoje, 21 de dezembro às 7h02, e vai até o dia 20 de março às 6h38. A data e a hora do início e fim das estações do ano são determinadas por cálculos dos astrônomos e não dos meteorologistas.

Nessa época, podem ser observadas mudanças repentinas do tempo, ocorrendo chuvas de rápida duração, conhecidas como chuvas de verão. Apesar de serem rápidas, costumam ser intensas e acontecem, normalmente, no fim da tarde, quando os índices de evaporação das águas (rios, lagos, mares) estão mais altos.

A estação deve ser típica e apresentar o que normalmente se espera dela: dias quentes e chuvosos na maior parte do país. A previsão é de chuva volumosa e generalizada para quase todas as regiões, especialmente para o Sudeste.

Por causa da umidade e da chuva, há expectativa de redução de queimadas no pantanal do Mato Grosso do Sul durante a estação.

O verão é historicamente o pior período do ano para o combate à dengue e agora será o mesmo para a Zica e Chikungunya.

Então, não se esqueça: Água parada não é 1 problema, são 3.

Vamos aguardar o Outono!

Curiosidades

* A Torre Eiffel, em Paris, aumenta sua altura em 15 cm durante os meses do verão em decorrência do processo de dilatação sofrido pelo ferro no calor.

Leia também

* A Piscina no Verão

* Como Usar a Piscina no Verão

Voltar Próximo artigo