Vale a pena trabalhar/viver na Alemanha?

07/10/2018
| Colunista: , Erika Meiswinkel
|
Assunto: , Cultura, Economia, Empreendedorismo, Negócios, Turismo

Landhaus20181007

Sempre vemos a Alemanha como um país bem sucedido, onde tudo funciona bem. Talvez por isso muitos brasileiros optam por morar na Alemanha, ou passar apenas uma temporada, fazendo um intercâmbio no país.
Veja dicas para morar, trabalhar e estudar na Alemanha e saiba como decidir e planejar a sua mudança.
Qual é a moeda e como é a economia da Alemanha?
A moeda circulante no país é o Euro. O país é membro da União Europeia desde 2002. A Alemanha é a principal economia europeia e é considerada a 6ª economia do mundo.

Salário mínimo na Alemanha
Em 2015, entrou em vigor na legislação alemã a política do salário mínimo, que antes era inexistente na Alemanha. O valor mais recente encontrado do salário mínimo alemão é de janeiro de 2018, por volta de 1.498 euros.

Oportunidades x Qualificação
Assim como na maioria dos países, quanto mais qualificado e experiente é o profissional, mais ele vai ganhar. Na Alemanha, a situação é a mesma. O salário médio dos profissionais fica por volta dos 3.000€, dependendo da função exercida.
Entretanto, esse valor é uma média, visto que com quanto mais experiência mais o salário pode aumentar.

Diferença salarial entre homens e mulheres
Além de falar sobre o salário mínimo na Alemanha, não podemos deixar de explicar que no país a desigualdade salarial entre homens e mulheres existe sim. Em alguns casos, em determinadas profissões, essa diferença chega a ser de aproximadamente 10%.
Para tentar melhorar isso, foi criada a Lei de Transparência da Remuneração. Dessa forma, a ministra alemã Katarina Barley, acredita que ao ter acesso aos registros salariais, as mulheres poderão reivindicar seus direitos, diminuindo a diferença salarial de gênero.

Profissões com melhores salários
Na Alemanha, algumas profissões da área da saúde, como médicos e dentistas, dominam o ranking das profissões com os melhores salários. Advogados e juristas também estão entre os profissionais mais bem pagos do país.

Alguns exemplos de salários médios
Professor: por volta de 4 mil euros.
Médico: entre 7 e 8 mil euros.
Engenheiro: entre 5 e 6 mil euros.

Direitos Sociais
Os direitos sociais têm grande peso na economia alemã, sendo que seus cidadãos têm diversos direitos garantidos desde o seu nascimento. As principais fontes de renda da economia da Alemanha são a indústria e a geração de energia.

Vale a pena trabalhar/viver na Alemanha?
Com certeza! O país é um dos melhores países para se viver, além de possuir um dos maiores IDH da Europa.
Afinal, é possível sim, viver bem com o salário mínimo na Alemanha, mas é claro que deve-se levar em conta, além das despesas básicas, os gastos pessoais.

Quer saber mais sobre a Alemanha?
Faça uma visita ao Landhaus Restaurante – Gastronomia alemã em todos os detalhes

Fonte: EuroDicas

Voltar Próximo artigo