SOBRE DIGITALIZAÇÃO DE UMA IMOBILIÁRIA

17/08/2020
| Colunista: , Edison Parente
|
Assunto: , Aluguel, Imóveis, Tecnologia

O ano é 2017, um novo termo surge em vários momentos aos meus ouvidos, quase como uma ameaça: a quarta revolução industrial

Renascenca20200817

Eu nem sabia que tinha havido mais de uma revolução industrial e já estavam falando da quarta? Tudo bem, pensei, vamos lá entender que novidade era essa. Até então não fazia ideia que a partir desse dia minha vida já virar de cabeça pra baixo!

Em 3 anos foram muitas emoções misturadas: desespero, negação preocupação, animação, esperança e aceitação. Agora, mais maduro entendo que essa ameaça tecnológica inventada por um alemão e disseminada no Vale do Silício não é tão assustadora assim, apesar de todos os seus efeitos e geração de novas realidades completamente diferentes das já vividas até aqui na vida das pessoas.

Por isso, resolvi escrever essas poucas dicas aprendidas ao longo dessa jornada, para empreendedores de imobiliárias tradicionais que ainda estão debutando nessa nova realidade:

* Ainda temos uma janela de inovação de aproximadamente 2 anos que rapidamente passará, portanto surfe logo essa onda. Qualifique-se e participe das comunidades de inovação: se você não sabe o que são KPIs, OKRs, MVP, CRM, ERP, Omnichannel, Pré-venda, Funil de Venda, Pipeline, esteira e jornada do cliente, entre outros, comece a se preocupar.

* Não! Como muitos insistem em afirmar, não estamos apenas evoluindo como sempre fizemos ao longo da história da humanidade, estamos criando uma nova era, com um novo personagem: o Homo Digitalis, descendente do Homo Sapiens.

* Não tente criar uma plataforma digital, você provavelmente não entende disso e vai perder muito tempo e dinheiro preciosos. Ao invés disso, contrate empresas com DNA tecnológico, experts nisso, para integrar ao seu serviço.

* Destrua seu negócio antes que algum concorrente o faça. Sim, trabalhe para que seu negócio se torne obsoleto, crie aos poucos uma nova empresa, dentro ou fora da atual, com uma nova mentalidade.

* Digitalize as pessoas primeiro, depois processos e ferramentas. Se a cabeça dos seus colaboradores está no século passado, sua empresa não vai evoluir. Comece aos poucos, não gire a chave de uma vez só.

* Entenda que nem todas as soluções que existem no mercado, por mais óbvia que possam parecer, se encaixam na sua empresa.

Esses são alguns dos vários aprendizados assimilados ao longo dos 3 anos de digitalização da nossa imobiliária e só agora, após muitos erros e acertos, tudo está clareando. Chegamos à conclusão que não queremos ser digitais puro sangue, pelo menos por enquanto. Finalmente estamos nos tornando por dentro e por fora, uma empresa tradicional com soluções digitais para facilitar a vida dos nossos clientes e colaboradores.

Espero que essas dicas ajudem de alguma forma!

Obs: Já estava me acostumando com essa situação toda e começa a aparecer um novo termo revolucionário: a sociedade 5.0! Pesquise sobre isso!

+Renascença Administradora de Imóveis

Voltar Próximo artigo