QUER REALIZAR UM BOM NEGÓCIO? FAÇA-O POR ESCRITO

07/08/2018
| Colunista: , Roque Z
|
Assunto: , Segurança

Se você pretende realizar um negócio, sempre procure um advogado especialista antes de fechar o negócio, principalmente se esse negócio vai ser realizado com parente, amigos, familiares ou estranhos.

RoqueZ20180807

Normalmente negócios com pessoas conhecidas são os mais complicados e que acarretam maiores problemas, vez que, amparados pela chancela da confiança, afinal, a pessoa do outro lado do contrato é conhecido. Assim, para evitar eventuais problemas futuros, quando tratar-se de pessoa de confiança e conhecido, não dispense o contrato escrito.

Os contratos escritos ou não, podem ser gratuitos ou com contraprestação normalmente de pagamentos.

Exemplos

1. Quando compramos uma casa, um apartamento ou um terreno, celebre sempre esse contrato pela via da escritura pública.

2. No caso de contrato de locação, necessário no mínimo reconhecer a firma das partes e em especial do fiador, que é o garantidor do contrato, exija sempre que esse tenha patrimônio que também deve ser registrado em cartório, evitando a venda.

3. Caso tenha um apartamento, uma casa ou um terreno e queira ajudar um amigo ou parente, emprestando esse bem sem receber alugueis, não abra mão de assinar o contrato de empréstimo gratuito, que no direito nós denominamos Contrato de Comodato, para sua maior garantia.

Lembre-se

Tome todo cuidado com seus bens, em especial os bens imóveis, principalmente quando esses bens são utilizados por terceiros, e mesmo sendo pessoa conhecida, saiba que a ausência de orientação de um advogado, bem como a ausência de um contrato assinado, seja esse contrato oneroso ou gratuito, sempre lhe proporcionará melhor defesa em juízo, eventual processo litigioso.

Voltar Próximo artigo