Primavera – 22/09 a 21/12/2020

22/09/2020 |
Assunto: , Natureza

A primavera de 2020, no Hemisfério Sul, começa oficialmente hoje, às 10h31min, pelo horário de Brasília, e vai até 21 de dezembro, às 07h02

Primavera20180922

É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.

Durante a primavera, os animais polinizadores, como as abelhas, encontram-se em maior atividade. Conforme a temperatura eleva-se, tornando-se mais amena em vista das baixas temperaturas vivenciadas no inverno, inicia-se o período de floração, ou seja, o desabrochamento das flores.

A primavera, assim como as demais estações do ano, não ocorre simultaneamente nos dois hemisférios.

A primavera é a estação que antecede o verão e sucede o inverno. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelo desabrochar das flores, chuvas e pelo aquecimento da temperatura.

A primavera é considerada a estação do ano mais agradável para alguns, devido a suas temperaturas amenas e ao aumento da umidade do ar que lhe são característicos. A floração, ou desabrochamento das flores, modifica a paisagem, tornando-a mais alegre e contemplativa.

A data de início da primavera possui relação com um fenômeno chamado equinócio, que nada mais é do que o período do ano em que os dois hemisférios são igualmente iluminados pelos raios solares, de forma que os dias e as noites possuem, basicamente, a mesma duração.

A chuva da primavera é a mais esperada do ano, pois permite que os agricultores comecem a semeadura da nova safra de verão. Os eventos de chuva volumosa ficam mais frequentes e se espalham pelo país no decorrer da primavera dando início a recuperação dos grandes reservatórios hidrelétricos e de abastecimento do país.

É durante a primavera que aumentam os transtornos causados pelos temporais que começam a acontecer com mais frequência por quase todo o país.

Curiosidade: Completar primaveras significa fazer aniversário. Expressão usada antigamente principalmente para moças que completavam mais um ano de vida.

Vamos aguardar o Verão

Voltar Próximo artigo