PRESSÃO ALTA NÃO É NORMAL

15/11/2018 |
Assunto: , Medicina, Saúde

A Hipertensão Arterial, conhecida como pressão alta, é provavelmente a doença mais prevalente no consultório do geriatra

RobertaF2018115

Atinge homens e mulheres quase na mesma proporção após os 50 anos.

Apesar do grande fator hereditário (genética / história familiar de pai e mãe hipertensos / raça: negros tendem a serem mais hipertensos), os fatores ambientais são os que mais interferem na instalação da doença (péssimos hábitos alimentares / pouca atividade física / baixa ingestão de água / stress emocional / abuso de álcool e drogas).

Ser hipertenso não significa ter problemas no coração, porém uma pressão mal controlada vai sobrecarregar não só o coração como também o cérebro e o pulmão podendo levar:

* Acidente vascular cerebral (AVC)
* Edema agudo pulmonar (líquido no pulmão)
* Infarto agudo do miocárdio
* Angina

Por isso é tão importante controlar bem a pressão. É comum os pacientes hipertensos acharem normal ter pressão 18 ou 20. NÃO É.

A pressão normal máxima aceitável é até 14×8.

Anote algumas dicas importantes

* Não use temperos prontos. Eles têm mais sal do que você pode ingerir por uma semana. Use alho, cebola, salsinha e cebolinha.
* Toda conserva vem na salmora. Evite os enlatados: milho, ervilha e salsinha.
* Beba bastante água livre. Evite guaraná natural e produtos estimulantes que elevam a pressão.

Lembre-se: a hipertensão é uma doença silenciosa.

Nem sempre você tem sintomas claros como dor de cabeça, dor na nuca, náuseas ou mal estar. Na dúvida, fale imediatamente com seu geriatra.

Fonte: Dra. Roberta França – Medicina Geriátrica

Voltar Próximo artigo