PRESÉPIO

08/12/2018
| Colunista: , Álvaro Lopes
|
Assunto: , Datas Comemorativas, Natal

O presépio é uma tradição antiga nos lares cristãos, um ícone que relembra o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas você sabe como surgiu o presépio e qual seu significado?

Pequena construção e figuras de materiais diversos (barro, madeira, louça, papelão etc.), que representam o estábulo em Belém e as cenas que se seguiram ao nascimento de Jesus.

Presépio, na língua portuguesa, designa o local onde se recolhe o gado. O presépio, todavia, é também uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus em Belém, na companhia de São José e da Virgem Maria.

Conta a Bíblia, que por motivo de recenseamento de toda a Galileia, São José e a Virgem Maria foram para as imediações da Judeia, na cidade de Davi, chamada de Belém. De acordo com a mesma fonte, após o nascimento, Jesus foi envolto em panos e deitado em uma manjedoura destinada para a alimentação de animais, pois não havia lugar para eles na estalagem, e foi visitado, após o nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo.

Estes acontecimentos ocorreram no tempo do Rei Herodes, que teria mandado matar todas as crianças de até 2 anos para baixo, por medo de perder o seu trono para o futuro rei dos judeus.

Um costume Natalino

Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real.

O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo festejou na floresta da cidade de Greccio, na Itália, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.

O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores ao Menino Jesus e o cantar dos anjos. Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.

AlvaroLopes20181208

Visite o Presépio montado na
Passarela da Freguesia

A Passarela da Freguesia tem um mix de lojas com produtos e serviços para o seu fim de ano.

Os presentes de Natal que você procura num só lugar. Prático, Rápido e Econômico. Aproveite.

Que todos tenham um Natal de paz e harmonia e
que 2019 venha repleto de saúde, realizações e alegrias

Voltar Próximo artigo