Paredes Verdes e Vivas

02/12/2019 |
Assunto: , Flores & Plantas, Imóveis, Meio Ambiente, Saúde

Vamos aos fatos. As paredes verdes, compostas de plantas naturais, chegaram para ficar. Mas não é apenas uma questão estética, ou o reforço de uma convivência arquitetônica com a natureza. Segundo dados da Universidade de Tecnologia de Sidney, apenas 6 plantas em um escritório podem reduzir significativamente os compostos orgânicos voláteis. E, além disso, garantem que um ar mais limpo permite um pensamento mais claro. Segundo estudos comprovados, uma melhora de 1% na qualidade do ar interno pode vir a provocar um aumento de 10% na produtividade.

CasaShopping20191202

Além disso, um escritório, empresa ou restaurante com uma bela e bem cuidada parede verde passa uma mensagem clara de cuidado, o que é sempre benéfico para a imagem de uma empresa e/ou empreendimento.

Paredes Verdes também trazem benefícios significativos à saúde. Sempre que pensamos em poluição, nos vêm à mente a imagem de uma cidade esfumaçada, céu cinza etc. Mas, de acordo com pesquisas recentes, nossos ambientes internos podem ser até dez vezes mais poluídos do que o ambiente externo, e isso tem até um nome: Síndrome do Edifício Doente (SBS – Sick Building Syndrome).

E, de acordo com estas mesmas pesquisas, paredes verdes podem reduzir os índices de licenças médicas de forma expressiva, ao diminuir as ocorrências de tosse e chiado no peito (em até 35%), ressecamento nasal, garganta e olhos (em até 20%) e percepção de dor (em até 25%).

As paredes verdes ainda provocam uma redução na temperatura e na poluição sonora, de forma significativa.

CasaShopping20191202Restaurante

Uma das primeiras paredes verdes indoor que vi no Brasil, foi no restaurante Kaa, em São Paulo. Projeto do arquiteto Arthur Casas, este restaurante impressionava pela imensa parede repleta de plantas, um espelho d´água e um bar extremamente bem montado. Além da comida, que espera-se seja sempre excelente quando vamos a um local como este, o visual feérico, elegante e um tantinho exótico podem transformar o que seria apenas um jantar em uma experiência sensorial um pouco mais elevada.

Grande, imensa ou reduzida. Não importam as dimensões de sua parede verde. Contanto que ela seja bem cuidada, que as plantas estejam vivas e sadias. Mais do que uma tendência, ela talvez seja uma necessidade em alguns espaços. Então, faça uso deste recurso, os resultados são garantidos.

Fonte: CasaShopping
Wair de Paula, Jr.

Voltar Próximo artigo