Outono – 20/03 a 20/06/2020

20/03/2020 |
Assunto: , Natureza

O início do Outono 2020 acontece hoje às 00h50 e termina no dia 20 de junho às 18h44

Outono20180320

As estações do ano são alterações climáticas que atingem diretamente os seres vivos e a natureza. Elas mudam a cada três meses no planeta Terra, somando um total de quatro diferentes períodos.

As estações do ano ocorrem de modo oposto no Hemisfério Norte e Hemisfério Sul da Terra. Isso significa que, quando é verão na Europa (Hemisfério Norte) é inverno no Brasil (que fica no Hemisfério Sul), e vice-versa.

O outono, estação do ano após o verão, tem as características próprias de queda de temperatura e das folhas das árvores, antecedendo o inverno e marcando a redução de luz solar durante o dia.

Outono vem do latim autumnus que significa mudança, por isso essa época é considerada um período de mudanças e renovação.

Durante o outono, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas, e a temperatura, elevada durante o verão, começa a refrescar, fornecendo um clima ameno, não tão quente quanto no verão, e nem tão frio quanto durante o inverno.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono é caracterizado pela troca de folhas das árvores, que começam a se preparar para a chegada do inverno.

As folhas caem e chove com menos frequência, além do que a umidade do ar é inferior e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior.

Neste ano, boa parte do Nordeste – Ceará, interior do Pernambuco, Rio Grande do Norte e o Matopiba será beneficiada com chuvas desde o final de março até início de abril, uma condição que se estende até ao Tocantins também.

A expressão MATOPIBA, também chamada de MAPITOBA, resulta de um acrônimo formado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ela designa uma extensão geográfica que recobre parcialmente os territórios dos quatro estados mencionados.

No Sul, o alívio para o tempo seco e quente chega de forma definitiva a partir de abril, quando há uma melhora no centro-norte do Rio Grande do Sul até Santa Catarina e Paraná. Nestes locais, há previsão também de que as ondas de frio sejam mais intensas do que nos anos anteriores e que o frio vai chegar mais cedo em 2020.

No Sudeste e no Centro-Oeste e também em estados como Rondônia e Acre, outono significa chuva parando, ar secando e  a chegada das primeiras massas de ar bastante frios.

Vamos aguardar o Inverno.

Voltar Próximo artigo