Os Benefícios do Abacate

17/10/2018 |
Assunto: , Alimentação & Bebidas, Culinária & Gastronomia, Saúde

O abacate é uma fruta rica em benefícios para a saúde. Embora os pesticidas geralmente sejam usados em plantações de abacate, eles não causam danos consideráveis, já que você não come a casca, reduzindo assim seu contato com pesticidas completamente. É por isso que você não precisa escolher a opção orgânica e pode se sentir seguro economizando seu dinheiro ao escolher abacates.

Abacate20181017

Externamente, o abacate é verde vivo e conforme amadurece se torna mais escuro, quase preto. A polpa é verde-clara ou amarelada e tem textura cremosa. No interior encontramos um grande caroço, que é a semente do abacate.

Por muito tempo o abacate foi considerado um verdadeiro inimigo da alimentação, visto como uma fruta gordurosa e calórica. No entanto, hoje já se sabe que as gorduras encontradas no abacate, mesmo sendo calóricas, são responsáveis pela redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo, podendo prevenir doenças cardíacas e até o câncer.

Os benefícios do abacate para a saúde incluem ajudar a hidratar a pele e os cabelos e melhorar a circulação sanguínea por conter gorduras saudáveis como o ômega 3, que atua como antioxidante e melhora o controle do colesterol.

Além disso, o abacate também ajuda a melhorar o rendimento do treino por ser rico em energia e a prevenir doenças cardíacas e câncer, por ser rico em vitaminas e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e previnem a formação de aterosclerose.

O abacate é rico em: Cálcio, Potássio, Vitamina C, Fósforo, Manganês, Magnésio, Lipídios, Ferro, Cobre, Zinco, Vitamina E e Vitamina A.

Os benefícios do abacate se estendem à perda de peso. Ele é extremamente rico em fibras, que é essencial em dietas para emagrecimento, pois ajuda no funcionamento intestinal, confere saciedade por um tempo prolongado e ainda ajuda a reduzir picos de glicose e os níveis de colesterol sanguíneo.

A quantidade de fibras presente no abacate impressiona, 10g correspondem a 40% de toda a quantidade de fibra recomendada diariamente.

No Brasil, o abacate é muito consumido na forma fresca, batido com leite ou amassado, muitas pessoas acrescentam açúcar ou limão. Já no exterior, a forma mais popular de uso do abacate é em receitas salgadas. A mais comum é na preparação da guacamole, um molho de origem mexicana que além de abacate leva também cebolas, tomates, coentro, suco de limão e outros temperos.

Aprender algumas receitas com abacate é algo muito útil para a saúde do organismo. Confira como preparar Sorvete de Abacate.

Abacate20181017Sorvete

Ingredientes
* 400 ml de leite de coco
* 1,5 abacate
* 1 colher de chá de suco de limão

Modo de preparo
* Coloque a lata de leite de coco no refrigerador durante a noite.
* Corte o abacate no meio, tire a semente e tire o abacate da casca.
* Coloque o abacate e o suco de limão no liquidificador e bata até ficar homogêneo.
* Abra o leite de coco e drene o excesso da água de coco. Bata o creme até ele ficar com a consistência macia.
* Misture com o abacate e deixe no freezer por pelo menos 4 h.

Voltar Próximo artigo