O que é e qual a importância da resiliência em nossa vida?

10/11/2020 |
Assunto: , Comportamento, Saúde

Resiliência é um termo que ficou bastante conhecido nos últimos anos
Muitas pessoas tatuaram essa palavra no próprio corpo,
a utilizaram em conversas com amigos e buscaram saber mais sobre esse conceito

IBND20201110
Mas o que, de fato, é resiliência? E como ela pode ser importante em nossas vidas?
A palavra resiliência é bastante usada por psicólogos e coaches, mas o termo surgiu na física. Em latim, a palavra significa: Voltar Atrás e isso ter a ver com a origem desse termo.

Na física, resiliência é a capacidade que alguns corpos possuem de voltar ao seu estado original, mesmo após serem submetidos a algum tipo de deformação.

O que é resiliência?

O sentido da palavra resiliência no meio do coaching e da psicologia e similar ao originário da física.

É a capacidade que uma pessoa possui para lidar com seus problemas, não se abater perante adversidades, buscando se adaptar as mudanças e resistir a qualquer tipo de pressão para superar barreiras.

Uma pessoa resiliente se caracteriza por ter atitude, tomar as rédeas da própria vida, assumir riscos, tentar incessantemente e não se abater com maus resultados.

Elas possuem uma visão otimista da vida como um todo e esta visão não se abala com os obstáculos enfrentados no caminho.

Qual é a importância da resiliência em nossa vida?

A resiliência é uma competência essencial para qualquer ser humano. Ter a capacidade de lidar e de transpor adversidades é fundamental para o sucesso profissional e pessoal.

Pessoas resilientes conseguem ver situações por outra ótica, enxergando o lado bom de momentos ruins, aprendendo com isto e seguindo em frente.

Ter essa capacidade para lidar com os problemas, te torna uma pessoa capaz de enfrentar as crises, superar seus próprios traumas e perdas e estar sempre se adaptando a novos desafios.

Acreditar em si mesmo é a chave da resiliência e isso é enormemente eficaz em nossas vidas.

Como ser uma pessoa resiliente?

Cada tem uma maneira específica de lidar com os próprios problemas, reagimos e agimos de maneiras diferentes, então como desenvolver a resiliência?

Existem dicas simples que podem ajudar a desenvolver essa capacidade com o poder do hábito e da mente. Confira algumas dicas.

Aprenda com experiências negativas

Todos nós, sem exceção, passamos por adversidades, de diversos tipos e níveis, ninguém está imune a problemas. Isso é inevitável! Então, o que podemos mudar é a forma como nós enfrentamos, como nós enxergamos o problema.

Por isso, um dos pilares da resiliência é o aprendizado. Aprenda com experiências negativas! Ao pensar sobre uma situação, tente vê-la dos mais diferentes aspectos.

Observe e encontre erros e pontos de aprimoramento em sua conduta. Assim, você não se concentra na magnitude do problema, mas nas suas causas e esta é a chave para encontrar novas soluções.

Não se isole!

Uma característica em comum de pessoas que passam por diversas adversidades ao mesmo tempo ou em sequência é o ato de se isolar do mundo.

Uma pessoa resiliente nunca se isola. Ela continua mantendo contato com amigos e familiares, sempre buscando nas pessoas que ama, uma palavra de conforto e bons momentos de descontração.

Você não tem que sofrer sozinho! Recorra a amigos e familiares, exponha seus problemas a pessoas de confiança. Elas sempre poderão lhe ajudar de uma forma ou de outra.

E claro, sempre esteja disposto a ouvir outras pessoas, essa também é uma forma de aprender e crescer como pessoa.

Pratique atividades antiestresse

O acúmulo de problemas, o isolamento e doenças como a ansiedade e a depressão são potencializadas por conta do forte estresse.

E o estresse está presente em nossas vidas, seja no trabalho ou na vida pessoal. Passamos o dia acumulando tensão.

Uma boa maneira de reduzir os efeitos do estresse em nosso dia a dia é praticar atividades antiestresse. Entre essas atividades, podemos citar duas: a meditação e a terapia.

Ambas, são atividades que visam acalmar a mente e organizar os nossos pensamentos. Hobbys como dançar, desenhar, ouvir música e muitos outros também pode ser excelentes contra o estresse.

Renove seus hábitos

Uma boa maneira de baixar o estresse e aprender a lidar melhor com os problemas é renovar os nossos hábitos.

Afinal, como queremos obter resultados diferentes se sempre fazemos as mesmas coisas?

Se observe e veja quais são os hábitos que lhe prejudica. E então busque renová-los com hábitos mais saudáveis.

Assim, você pode pôr em prática, hábitos como uma alimentação mais saudável, exercícios físicos e momentos de leitura, entre outros. Essa é uma maneira de lidar melhor com os acontecimentos cotidianos.

Acredite no seu potencial!

Pessoa resilientes acreditam no próprio potencial, elas tem consciência no que são boas e no que podem melhorar.

Dessa forma, elas compreendem e absorvem melhor as situações negativas. Acreditar em si mesmo é a chave para ser resiliente.

Faça uma formação de coaching. Essa metodologia pode lhe ajudar a estimular habilidades como o autoconhecimento, a automotivação, que são essenciais para desenvolver e aplicar a resiliência em nossas vidas.

Fonte: IBND – Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Voltar Próximo artigo