Linha do Tempo

07/06/2018

Como era o Brasil e o Mundo em 2008

Em 2018 a Revista Stand (Revista do Creci-RJ) comemora 10 anos de vida e, para celebrar este acontecimento, vamos voltar no tempo e relembrar os fatos mais importantes e que receberam maior destaque no Brasil e no Mundo e como estava o mercado imobiliário brasileiro no ano em que teve início a crise econômica mundial em decorrência da bolha imobiliária norte-americana.

Pelo Mundo, os fatos que chamaram a atenção foram as eleições presidenciais nos EUA, as temporadas de premiações com o Grammy e o Oscar, surpresa política em Cuba, lançamentos tecnológicos da Google, Jogos Olímpicos na China e uma crise econômica mundial que duraria anos. No Brasil, além dos carnavais de Rio de Janeiro e São Paulo, que agitaram o início do ano, tivemos casos policiais que chocaram o país, as perdas de figuras icônicas da nossa cultura, surpresas no futebol e até padre voador.

O Mercado Imobiliário

O ano de 2008 foi marcante para o setor imobiliário. Nos EUA, a bolha imobiliária dava início a uma crise econômica que afetou o mundo. Como os juros americanos possuíam, em 2003, uma taxa anual de 1%, os bancos começaram a buscar clientes visando um retorno maior, mirando a inadimplência. Com a alta dos juros em 2008, estes financiamentos ficaram cada vez mais caros e, com as dificuldades dos clientes para pagar as prestações, os bancos levaram um grande calote, que impactou a economia norte-americana e refletiu em diversos países ao redor do mundo.

No Brasil, com uma economia fortalecida e estável em meio à crise internacional que se iniciava, houve a valorização do mercado imobiliário brasileiro. Acompanhando este fluxo, houve a expansão significativa da linha de crédito para aquisição de imóveis, incentivando os consumidores e iniciando o processo de valorização dos preços destes imóveis. O mercado ainda foi impulsionado pela liberação de crédito e as perspectivas do lançamento do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

FEVEREIRO

CreciRJ20180607Amy

 

* A cantora Amy Winehouse é a estrela do Grammy. No Oscar, o grande vencedor da noite é o filme Onde Os Fracos Não Têm Vez.

* Fidel Castro renuncia em Cuba após 49 anos no poder. Quem assume é seu irmão, Raúl Castro.

MARÇO

* Caso Isabella Nardoni: A menina de 5 anos foi jogada do sexto andar do prédio onde morava em São Paulo. Os culpados pelo crime são o pai da menina, Alexandre Nardoni, e a madrasta, Anna Carolina Jatobá.

JUNHO

 

* Morre o cantor, compositor e intérprete da Escola de Samba Mangueira, Jamelão, vitima de uma infecção generalizada.

* O bilionário, empresário e fundador da Microsoft (fundada em 1975), Bill Gates, anuncia a aposentadoria.

JULHO

* Morre aos 101 anos a atriz Dercy Gonçalves em decorrência de uma Pneumonia.

* É encontrado o corpo de Adelir Antônio de Carli, o padre voador, em Macaé. O padre havia levantado voo com mil balões cheios de gás Hélio no dia 20 de abril, em Paranaguá, Paraná.

AGOSTO

* Tem início os Jogos Olímpicos de Pequim, China, com a participação de 10.500 atletas. O Brasil conquistou um total de 16 medalhas, sendo 9 de bronze, 4 de prata e 3 de ouro.

SETEMBRO

CreciRJ20180607Google

* A empresa Google lança oficialmente o navegador Google Chrome.

* O mundo entra em colapso por conta da bolha imobiliária nos EUA, dando início à maior crise econômica mundial desde a Grande Depressão – Crise de 1929.

OUTUBRO

* A Google ataca novamente e lança o T-Mobile G1, primeiro smartphone com sistema operacional Android.

* Caso Eloá: O famoso caso do sequestro da jovem Eloá, 15 anos, que terminou em tragédia. Foram mais de 100 horas como refém de seu ex-namorado.

NOVEMBRO

* O piloto inglês Lewis Hamilton, da McLaren, vence o campeonato mundial de Fórmula 1, se tornando o primeiro negro da história da categoria a conseguir este feito.

* Barack Obama vence a disputa presidencial nos EUA e se torna o primeiro negro da história a conseguir tal feito.

DEZEMBRO

CreciRJ20180607SP

* Futebol: São Paulo conquista o terceiro título consecutivo do Campeonato Brasileiro, sexto de sua história, enquanto o Vasco da Gama amarga um inédito rebaixamento. Na Série B, o Corinthians fica com o título, retornando a elite do futebol nacional.

 

EXTRAS

* No Brasil, 41,6 milhões de pessoas tinham acesso à internet, mas apenas 15,4 milhões possuíam banda larga em casa.

* A TV digital ainda era uma novidade no Brasil e apenas 0,5% da população tinha acesso a ela.

Voltar Próximo artigo