JOVENS AGITADOS EM CONDOMÍNIOS

05/12/2019
| Colunista: , Geraldo Mercadante Simões
|
Assunto: , Comportamento, Condomínios, Infância & Adolescência, Síndicos

GMS20191205

Repensar a convivência entre os diferentes públicos que habitam um condomínio é tarefa diária dos síndicos. Ter proximidade é muito importante para estar atento às demandas.

Som alto, festas sem limites, correria, drogas, vandalismo e falta de respeito com os funcionários e moradores são situações comuns.

Seguem algumas sugestões para resolução do problema:

* Criar regras de conduta claras no Regimento Interno, especialmente que orientem o uso das áreas de lazer (salão de festas e jogos, quadras, piscina), que deverão ser divulgadas para todos os moradores e pais.

* O síndico deve reunir pais e adolescentes e conversar. Eles devem entender, juntos, as necessidades dos jovens e procurar um entendimento.

* Fazer reunião específica para os jovens e incentivar a participação deles na organização das festas, eventos e das regras conscientizando-os da importância do bem estar de todos que ali convivem.

GMS20191205A

* Trazer os jovens para o lado da administração, com convites para fazer parte de projetos internos. Solicitar que apresentem soluções ou o seu ponto de vista sobre futuras decisões.

* Se o condomínio tiver uma quadra de esportes, a administração deve organizar torneios. É comprovado que o esporte é um forte auxiliar na criação de novas amizades e no desenvolvimento do espírito de equipe.  O esporte serve para promover a integração não só de jovens e adolescentes, mas de todos os moradores.

* Planejar, planejar e planejar. Tudo corre melhor com planejamento, e no condomínio isso não é diferente.

* Ficar atento aos detalhes. Diz o ditado que “o diabo está nos detalhes”, e é a eles que o síndico deve voltar a sua atenção.

* Planejar para as férias. Todo ano, seja nas férias de verão ou de inverno, alguns conflitos podem surgir. Com os jovens em casa, e sem o devido planejamento, podem aumentar as reclamações sobre o barulho, além de aumentar o risco de acidentes. Os síndicos devem planejar atividades para o período de férias.

* Valorizar a comunicação. Conversando, todo mundo se entende. No entanto, muitas vezes, com a correria do dia-a-dia, a comunicação fica prejudicada.

* Insistindo o problema, e aplicar multas.

Leia também: Conflitos em Condomínios

Voltar Próximo artigo