IPÊ

08/09/2021
| Colunista: , Álvaro Lopes
|
Assunto: , Árvores, Flores & Plantas

Nome dado a várias árvores bignoniáceas conhecidas pela beleza de suas flores. Por se encontrar em estado nativo por todo o país, o ipê até 1978 era considerado a árvore nacional brasileira. Alto e de grande copa, perde todas as folhas na floração, ocasião em que se cobre de flores

AlvaroLopes20210908

Suas flores possuem forma de funil, como se fossem uma cornetinha, podem ser elas amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco.

Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani: ipê significa “árvore de casca grossa” e tabebuia é “pau” ou “madeira que flutua”. É uma árvore usada como ornamental, nativa do cerrado e pantanal brasileiros. É conhecida como planta do mel no Brasil e Argentina.

Ipê Branco – Espécie Existente na Passarela da Freguesia

Esta árvore possui em média de 7 a 16 metros de altura e seu tronco de 40 a 50 cm de diâmetro, é raramente encontrada na caatinga do nordeste brasileiro, mas muito comum no sudeste e centro-oeste. Possui flores brancas, podendo ser encontradas até em tons rosados, floresce de agosto a outubro. Esta espécie se adapta bem a terrenos secos e pedregosos, também é excelente para o paisagismo em geral.

Curiosidades Sobre o Ipê

* O ipê é a árvore ornamental mais plantada no Brasil

* O ipê verde, cujo nome científico é Cybistax antisyphilitica, é a cor mais rara da flor. Já a mais comum é o ipê rosa, de nome científico Tabebuia rosea.

* As flores dos ipês são muito atrativas para grande parte dos animais polinizadores, como vespas, abelhas, aves, morcegos, borboletas e mariposas.

* Algumas flores têm finalidades alimentícias, como o ipê-amarelo, que pode ser saboreado em saladas.

* Dentre o grande universo de plantas nativas do país, o ipê sempre foi considerado a árvore nacional brasileira. No dia 7 de dezembro de 1978, porém, a Lei 6507 veio declarar que o pau-brasil seria a Árvore Nacional e, a flor do ipê, a flor do símbolo nacional. Ela estabeleceu também, além disso, que o dia 3 de maio seria, dali por diante, o Dia do Pau Brasil.

Símbolos Nacionais do Brasil

Os símbolos nacionais são instituídos por Lei Federal: Bandeira Nacional – Hino Nacional – Armas Nacionais – Selo Nacional – Sabiá Laranjeira – Flor do Ipê – Pau Brasil

Quer conhecer o Ipê?

Na Passarela da Freguesia Você encontra exemplares dessa linda árvore

Outras Árvores, Flores e Plantas na Passarela da Freguesia

* Palmeira Imperial – Ler

+Passarela da Freguesia

Voltar Próximo artigo