Invenções alemãs que mudaram o mundo

12/03/2019
| Colunista: , Erika Meiswinkel
|
Assunto: , História

Não, não tem nada a ver com a cerveja. Confira algumas invenções alemãs que mudaram o mundo e que você nem poderia imaginar

Garrafa Térmica
Landhasu20190312GarrafaComo quase tudo de bom que foi inventado nessa vida, a garrafa térmica, que mantém seu café quentinho, surgiu por acaso. O alemão Reinhold Burger era um produtor de paredes duplas para o transporte de gás liquefeito e, um belo dia, percebeu que seu produto armazenava calor.
Foi usando este mesmo princípio que, no início do século 20, ele criou uma garrafa que conseguia manter bebidas e outros líquidos quentes por mais tempo. Em 1903, a garrafa térmica foi patenteada.

Filtro de Café
Landhasu20190312FiltroO filtro de café também se trata de uma das maravilhosas invenções alemães. A ideia de algo que pudesse coar a borra do café surgiu em 1908, na cidade de Dresden. Na época, a dona de casa Melitta Bentz cansou de ter o pó atrapalhando a degustação do café e foi para sua cozinha, pegou uma lata, fez vários furos nela e usou um pedaço de mata-borrão do caderno do filho para colocar no fundo e reter a borra. O café saiu coado e ela, depois de um tempo, acabou patenteando seu invento.

Furadeira Elétrica
Landhasu20190312FurradeiraAntes, os buracos em madeiras e onde mais fossem necessários eram feitos à mão. Em 1895, no entanto, dois funcionários se cansaram dessa função e resolveram pensar em uma forma de economizar forças e tempo durante o trabalho. Eles, então, penduraram um pequeno motor elétrico em uma furadeira manual e o resultado foi bom.
O ruim dessa história, no entanto, é que não foram os funcionários que se deram bem, no final das contas. Emil Fein, o chefe, viu o que eles tinham feito e ficou tão impressionado com a ideia que desenvolveu e lançou o produto no mercado.

Bucha Plástica para fixar parafusos
Landhasu20190312BuchaBuchas, na verdade, já existiam, mas elas não ficavam tão bem presas na parede quanto agora. Essas buchas plásticas para parafusos, como conhecemos hoje, surgiram mesmo em 1958, quando o inventor Arthur Fischer pensou em uma solução mais eficiente para fixar os parafusos.
Ele fez buchas de material plástico, que se expande e cujos dentes se fixam cada vez mais à medida que ela é parafusada. A ideia ficou tão boa que, hoje em dia, as buchas são usadas em várias áreas, desde a construção civil até na estabilização de fraturas.

Creme Dental
Landhasu20190312CremeExistem várias histórias sobre a invenção da pasta de dente. Alguns dizem até que uma versão mais primitiva dela já era feita e utilizada na época dos Faraós, no Egito antigo. No entanto, aí vai a visão alemã da história: em 1907, um farmacêutico de Dresden, Ottomar von Mayenburg, estava cansado de ver seus clientes se queixando de dor de dente e resolveu criar um creme para escovar os dentes a base de calcário, óleos etéreos e óleo de hortelã.
A própria versão alemã dessa história admite que produtos similares já existiam no mercado, mas, segundo contam, foi graças ao forte impulso publicitário esta entrou para a história como o primeiro creme dental comercializado.

Quer saber mais sobre a Alemanha?
Faça uma visita ao Landhaus Restaurante – Gastronomia alemã em todos os detalhes

Fonte: Segredos do Mundo

Voltar Próximo artigo