INTENSIFICANDO O PÓS-VENDA

16/05/2020 |
Assunto: , Imóveis, Treinamento

COMO AÇÕES ESPECÍFICAS APÓS O FECHAMENTO DO NEGÓCIO PODEM AUXILIAR NA FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES

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A competitividade em todos os setores que fomentam o mercado de trabalho se encontra em níveis elevadíssimos atualmente. Algumas medidas táticas que anteriormente eram consideradas como diferencial, com a concorrência assumiram perfil de obrigatoriedade e as técnicas de pós-venda fazem parte desse conjunto.

Os dois tipos existentes são classificados como ativo e receptivo. É importante e interessante o profissional concretizar como rotina em suas transações trazendo benefícios para os negócios, para a carreira e para o cliente. A diferença entre os dois tipos de abordagens está na forma como é efetivado o procedimento, na primeira opção vai depender da pró-atividade do corretor em conduzir os mecanismos, o profissional que vai entrar em contato com o cliente para recolher feedback sobre a satisfação do imóvel alugado ou adquirido; sugestão de melhorias no atendimento; informações sobre o contrato, sobre o imóvel; e ainda pode aproveitar o contato para perguntar ao cliente se aceita receber informativos com desconto, promoções ou algo referente ao contrato assinado. Já no caso do pós-venda receptivo, é o cliente que vai entrar em contato com o corretor através dos meios de comunicação disponibilizados pelo profissional, como redes sociais, aplicativos de comunicação, chats, e-mails, ligações; sempre de forma acessível para uma relação e comunicação mais estreita e menos superficial possível.

Depois de definir as duas categorias da prática de pós-venda, a seguir serão enumeradas algumas estratégias simples, porém imprescindíveis para potencializar as atividades do corretor imobiliário no mercado.

Esteja sempre acessível para suprimir dúvidas

Apesar da venda ou locação ter sido efetivada com sucesso, não significa que o corretor não precisa se manter disponível para o cliente. Dúvidas ou questionamentos ao longo da vigência do contrato, principalmente pelo período inicial de moradia que é o período de adaptação do novo morador são comuns, e um profissional comprometido com suas atividades e reputação mantém seus canais de atendimento sempre acessíveis para auxiliar o cliente no que for necessário.

Dica comprovada pela especialista em Marketing e professora, Simone Xinaida Antunes, ao declarar:

– Engana-se o corretor de imóveis que acha que a venda acabou após a assinatura do contrato. Na verdade, ela só está começando e faz parte de uma das melhores estratégias de relacionamento com o cliente, já que este, se satisfeito, irá recorrer a ele sempre que precisar novamente de serviços imobiliários e recomendá-lo para outros clientes, gerando novos negócios.

E-mail marketing, SMS marketing

Aproveitando do primeiro contato com o cliente ao solicitar permissão para receber informativos, tomando muito cuidado para não se tornar insistente e acarretar em fama de chato, esse é o momento ideal em que o corretor deve utilizar das duas tecnologias para envio de boletins informativos com conteúdo relevante e conciso para o cliente sobre dicas de decoração, mudança nas leis, tendências do mercado imobiliário, dicas de novos negócios, dicas de eventos, estabelecimentos e serviços no bairro do cliente; impulsionando o follow up (desenvolver um acompanhamento), com o cuidado de tornar essa comunicação mais pessoal para não se assimilar a mera propaganda e tendo bom senso para saber dosar o intervalo entre os informativos.

Datas comemorativas

Antes de ser um cliente, o comprador é uma pessoa movida a sentimentos agregados a todas as condições e emoções que permeiam a vivência humana, sabendo disso é fundamental o corretor tratá-lo com exclusividade. Dessa forma, esteja presente em datas comemorativas, faça contato em datas especiais como Natal, Ano Novo, Páscoa, além de aniversários dos membros da família; um diferencial é presenteá-los no aniversário de um ano de mudança ou de assinatura de contrato, será uma gostosa e inesperada surpresa confirmando que o relacionamento é muito além de interesses comerciais.

Demonstre preocupação

Crie um cronograma e realize ligações de cortesia para saber da demanda, necessidade ou satisfação do cliente, isso demonstra empatia e seriedade na intenção da relação, contribuindo para efeitos positivos em médio e longo prazo. Cada cliente e negociação são individuais e como os perfis foram identificados pelo corretor ao longo da transação, então nesse momento cabe o feeling para saber usar adequadamente com que frequência serão efetuados os contatos individualmente.

– O bom senso é fundamental. As técnicas devem ser flexibilizadas, pois existem vários tipos de cliente, e tanto as aparições, a forma de se expressar e as brincadeiras devem ser dosadas para que se sintam confortáveis e não sufocados por você. Uma dica é enviar um e-mail, questionando se ele precisa de algo antes de fazer um contato por telefone – alerta a professora.

Feedback

Para saber como está seu desenvolvimento profissional no mercado é necessário receber os feedbacks. Nesse caso é aconselhável o uso da famosa avaliação de trabalho realizado. Organize e crie meios e mecanismos para que o cliente possa enviar a avaliação online, onde será captada a qualidade da prestação de serviço de forma concretizada. De maneira online além de otimizar tempo e investimento deixa o cliente mais confortável para responder o questionário, tanto por não estar na presença do próprio profissional ao qual está avaliando, como em questão de tempo.

Essas dicas são apenas algumas de dezenas outras que podem ser aplicadas para elevar o nível da qualidade de atendimento e prestação de serviço, como aumentar consideravelmente as possibilidades de negócios, colaborando para consolidação do profissional no ramo imobiliário.

Pós-venda é relacionamento

Quanto mais próximo você se mantiver do cliente, mais ele irá criar um laço de confiança com o corretor e/ou imobiliária.

– Mesmo que o cliente não corresponda às estratégias de pós-venda, o corretor deve agir sempre com transparência e ser receptivo para novas ideias e visões de uma situação. Use as experiências para aprimorar o seu pós-venda e suas técnicas de vendas, finaliza a professora Simone Xinaida.

Fonte: Stand Edição 48 – Revista do Creci-RJ

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