Hacker e Cracker – Qual a diferença?

21/10/2018
| Colunista: , Rodrigo Seabra
|
Assunto: , Informática, Tecnologia

Hacker é o profissional que tem interesse na área de tecnologia, negócios ou design e que busca realizar seus projetos em alta performance para o bem – diferente do cracker, que invade sistemas e tem interesses obscuros nisso.

RodrigoSeabra20181021

Na prática, os dois termos servem para conotar pessoas que têm habilidades com computadores, porém, cada um dos grupos usa essas habilidades de formas bem diferentes. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. No entanto, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.

O termo cracker foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo hacker. A criação do termo pelos hackers reflete a forte revolta destes contra o roubo e o vandalismo praticados pelos crackers. A ideia era que eles não fossem mais confundidos com pessoas que praticavam o roubo ou vandalismo na internet.

Existem diversos relatos de sites que são invadidos diariamente pelos crackers. Muitos hackers são contratados por sites para que descubram vulnerabilidades que crackers poderão utilizar para invadir esses sites. Nesse caso, o hacker está realizando uma boa ação pois está ajudando o site a se tornar mais seguro.

Como prevenir um ataque

* Não abra nenhum anexo enviado por endereços de e-mail suspeitos
* Nunca envie seus logins bancários ou número de cartão de crédito via e-mail
* Não baixe softwares desconhecidos em seu computador

Voltar Próximo artigo