Gonçalves: Pérola no sul de Minas

19/10/2017 |
Assunto: , Turismo

Em plena Serra da Mantiqueira, Gonçalves atrai pela natureza, clima e boa mesaTurismo20171019F1

Chamada de a “Pérola da Mantiqueira”, a cidade de Gonçalves, no Sul de Minas Gerais, tem atraído cada vez mais visitantes por ter muitas belezas naturais, clima ameno e boa estrutura de hotelaria e serviços para os viajantes. Tudo coroado com a deliciosa e imperdível culinária mineira, claro.

Com cerca de 4.500 habitantes e cercada de colinas e picos de até 2.100 metros de altura, Gonçalves fica em uma região bastante fria, os termômetros da cidade já chegaram a registrar -7 °C no inverno. Em outubro, a média de 17 °C torna o clima ideal para passeios ao ar livre. Os cerca de 12 °C à noite convidam a bebericar um bom vinho tinto. A cidade mineira fica a 221 km de São Paulo, 374 km do Rio de Janeiro e 465 km de Belo Horizonte. Partindo de qualquer das três capitais, as estradas são boas e bem sinalizadas.

Já em Gonçalves, a maioria das estradas que levam às cachoeiras, picos, hospedarias e restaurantes é de terra batida. Não é preciso estar a bordo de um jipe, mas carros muito baixos, como esportivos, podem sofrer.

As corredeiras do Rio Capivari passam pela cidade e, além de criar uma bela paisagem, com cachoeiras de água fria, convidam à pesca da truta. É preciso coragem para entrar, mas mesmos se você ficar nas margens já garantirá boas fotos.

Há alguns reTurismo20171019F2staurantes sofisticados, mas o forte são os rústicos, com produtos frescos e sem agrotóxicos que prometem agradar qualquer glutão. Aliás, Gonçalves é um dos maiores produtores de orgânicos do Brasil.

A cidade é bucólica e tem clima bastante romântico, os chalés para casais convidam a curtir um bom papo em frente à lareira. Mas grupos de amigos encontrarão boa animação nos barzinhos com cachaças artesanais.

E, para quem gosta de artesanato, há boa oferta de produção local. Os vários artistas criam obras com madeira, palha, argila e até fibras de bananeira.

Os mais radicais também encontram atrações no município. Há trilhas e os guias orientam os visitantes para a prática off-road de carro ou moto.

 

Um passeio bem bacana, com duração de cerca de três horas, é o na direção da Serra da Balança, cujo roteiro passa por um dos bairros mais antigos de Gonçalves, com suas casas de pau a pique. A aventura vai até o topo de uma formação rochosa, cruzando a beleza da Mata Atlântica.

Voltar Próximo artigo