FILTRO DE LINHA, ESTABILIZADOR OU NOBREAK?

15/04/2019
| Colunista: , Álvaro Lopes
|
Assunto: , Tecnologia

O filtro de linha, assim como os estabilizadores e nobreaks,
permite ligar vários equipamentos simultaneamente

AlvaroL20190415

Para proteger o seu computador, videogame ou outro aparelho eletrônico da variação da rede elétrica existem alguns equipamentos específicos no mercado, que são conhecidos como filtro de linha, nobreak e estabilizador. Mas você sabe qual a diferença entre eles e o que cada um faz?

Uma dúvida que sempre surge quando as pessoas vão equipar seu escritório, home office ou indústria é: qual a melhor escolha? Para você que se vê diante dessa questão, aí vão alguns esclarecimentos que vão ajudá-lo a tomar a melhor decisão para sua necessidade.

Filtro de Linha

Os filtros de linha, também chamados popularmente de réguas, são dispositivos equipados com um fusível. O objetivo deste equipamento é evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos nele conectados. Quando isso ocorre, o fusível queima, ou seja, corta a energia que alimenta o filtro.

Existem diversos tipos de filtros de linha no mercado. Alguns modelos tentam enganar o consumidor, por não conter componentes eletrônicos, servindo somente como um multiplicador de tomadas. Por este motivo, é importante observar atentamente as características do produto.

Procure por descrições como “Protetor contra surtos”, incluindo características de cuidados contra curto-circuito, sobrecargas e descargas elétricas. Além disso, o selo do Inmetro é indispensável. Os preços dos filtros de linha variam bastante, dependendo da quantidade de tomadas, características e qualidade do material.

Estabilizador

Estabilizadores são equipamentos eletrônicos para corrigir a tensão da rede elétrica antes dela chegar aos seus equipamentos eletrônicos e aos eletrodomésticos.

Além de executarem a mesma função dos filtros de linha, esses dispositivos ainda estabilizam a tensão da rede elétrica, protegendo contra sobretensão, subtensão e sobrecarga, o que evita o mau funcionamento e aumenta a vida útil dos eletrônicos.

Nobreak

O nobreak ou UPS (Uninterruptible Power Supply) é um equipamento responsável por regular a voltagem e a pureza da energia que alcança os eletrônicos conectados a esse dispositivo. Ele também alimenta os aparelhos por meio de uma bateria, quando há queda ou variações bruscas de energia.

Em suma os nobreaks são estabilizadores com baterias internas e quando ocorre uma queda de energia ele continua funcionando por um período de tempo, além de evitar que os aparelhos eletrônicos sejam danificados. Quanto maior for a quantidade e capacidade das baterias do nobreak, maior será o tempo de autonomia oferecido, lembrando que depende da quantidade de aparelhos ligados a ele e o consumo de cada um.

Quer mais orientação para fazer a melhor escolha?
Na Passarela da Freguesia Você encontra tudo para equipar seu escritório, home office ou indústria.

Voltar Próximo artigo