Festa Junina com segurança

05/06/2018
| Colunista: , Franklin Soares
|
Assunto: , Segurança

A animação pode terminar mal se não houver cuidado com a rede elétrica, respeitando os requisitos das normas técnicas

FranklinOtica20180605

Fogos de artifício, fogueiras, barraquinhas e decorações iluminadas e os temíveis balões, tão comuns em festas juninas, exigem responsabilidade para não causarem danos às pessoas e ao patrimônio.

A rede elétrica, principalmente, pode ser danificada devido à proximidade com o fogo. E acidentes graves podem ocorrer pelo contato de bandeirinhas e outros enfeites com a fiação de energia.

Barracas e palcos, por exemplo, devem ser montados distantes da rede elétrica. Postes jamais devem ser utilizados para afixar bandeirinhas e faixas. Na hora de instalar a decoração é preciso cuidado para que escadas, andaimes, canos, arames ou outros objetos metálicos não encostem nos fios, porque há perigo de choque elétrico e até de morte em casos mais extremos.

Não só os balões trazem risco de incêndio. Rojões e fogos de artifício, quando lançados junto à rede elétrica, podem causar sérios acidentes, por isso devem ser utilizados a uma distância mínima de 1 metro da fiação. E as instalações elétricas clandestinas nas barracas, além de sobrecarregarem a rede, podem causar curto circuito.

A melhor solução, para evitar surpresas desagradáveis, é a contratação de um profissional qualificado, que saberá fazer as instalações elétricas de acordo com os requisitos de segurança.

Voltar Próximo artigo