Envelhecer com Saúde – Reeducação alimentar na 3ª idade

27/12/2020 |
Assunto: , Alimentação & Bebidas, Saúde, Terceira Idade

Durante toda a nossa trajetória de vida nosso corpo sofre mudanças,
e isso não é diferente com nossas necessidades nutricionais

Mirassol20201227

Com a expectativa de vida aumentando, os cuidados com a saúde devem ser redobrados para chegarmos bem nessa fase conhecida como 3º idade. Antigamente, envelhecer era sinônimo de problemas, doenças, solidão, dentre outras situações, porém hoje, com o avanço da tecnologia, dos tratamentos preventivos, da busca para uma melhor qualidade de vida e bem estar, isso está mudando.

É indiscutível que a alimentação é um dos fatores importantes em todas as fases da vida, e mesmo que durante algum tempo deixamos a desejar em relação à ingestão correta dos alimentos, nunca é tarde para mudar e melhorar sua alimentação. A reeducação alimentar pode ser feita a qualquer momento, e é um desafio deixar velhos hábitos que fazem mal a saúde, e substituir por alimentos mais saudáveis e que contribuirão para um envelhecimento com condições físicas e biológicas melhor.

As mudanças fisiológicas deixam o organismo mais lento, com mudanças de funcionamento em alguns órgãos, principalmente no que se refere à absorção dos nutrientes, e por este motivo, devemos nos atentar quanto as nossas escolhas.

Dicas

* Dê preferência para alimentos de fácil digestão que não sobrecarregam o organismo, principalmente no horário noturno.

* Alimentos ricos em fibras são uma boa opção. A fibra tem papel importante no organismo, principalmente no transporte dos nutrientes e no bom funcionamento do intestino. (Verduras, frutas e legumes).

* Prefira as verduras e legumes crus, pois preservam maior quantidade de nutrientes, principalmente as vitaminas que em parte são perdidas durante o cozimento em água. Se sua preferência é por cozidos, utilize o cozimento a vapor que perde menor quantidade de nutrientes.

* Alimentos ricos em ferro, cálcio, zinco e magnésio não podem faltar no seu dia-a-dia e são encontrados em carnes, leite e derivados, nozes.

* Alimentos ricos em fósforo, encontrados na abóbora seca, soja, amêndoa, castanha, semente de girassol, sardinha e amendoim.

* Alimentos ricos em Vitamina D: Leite e derivados, ovos, margarinas e peixes. O sol também é importante que seja incluído na rotina, desde que conversado com seu médico no melhor horário e tempo de exposição.

* Alimentos ricos em Vitamina A: Fígado, leite e derivados, ovos, cenoura, batata doce, manga, espinafre, folha de brócolis.

* Alimentos ricos em Vitamina C: Laranja, limão, acerola e caju, dentre outras.

* Alimentos ricos em Vitamina B12: Carnes, pescados, ovos, fígado e lácteos.

* Evite alimentos gordurosos, açúcar e sal. Se possível substitua o sal, pelas ervas aromáticas, que dão um sabor e aroma nos alimentos sem prejudicar a saúde.

* Prefira alimentos grelhados ou cozidos e elimine as frituras do seu dia-a-dia.

* Evite alimentos processados, como os enlatados.

* Não coma até sentir-se cheio, pois quando ultrapassamos a quantidade que nosso organismo necessita, toda a energia ficará concentrada na digestão, e isso deixa o corpo mais mole e preguiçoso.

* Nessa idade a sede nunca está presente, porém é importante que seja ingerido durante todo o dia pelo menos 1 litro de água pura e mais 1 litro de outras bebidas, como sucos, chás, leite etc.

* Cabelos, unhas, pele sentem quando a alimentação não está equilibrada e saudável e contribuem para acelerar o envelhecimento, e se tornar visível em sua aparência.

* Suplementos devem ser utilizados somente com acompanhamento de médico ou nutricionista, pois podem acarretar consequências. O ideal é sempre ingerir alimentos em sua quantidade suficiente, e realizar exames de rotina para averiguação de sua condição de saúde. Se necessário será prescrito a utilização. Nunca tome suplemento por indicação de um amigo.

Todos nós iremos envelhecer, porém saber envelhecer é um desafio, e dependem de nossas escolhas. Essas são algumas dicas que farão toda a diferença.

Fonte: Mirassol Refeições
Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN3 4684
Nutricionista com pós graduação em Gerontologia

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