Distância de segurança entre carros

06/04/2019
| Colunista: , Flavio Leal
|
Assunto: , Automóveis, Segurança

Andar colado no carro da frente não o ajuda a andar mais rápido e ainda pode dar multa e fazer a viagem terminar antes do previsto

AutoC20190406

É preciso manter uma distância de segurança entre o veículo da frente e o seu. Essa é uma regra básica ao volante e um dos princípios da direção defensiva. Além de servir de proteção, pode evitar multa e pontos na carteira.

A velocidade é um dos maiores fatores de riscos de acidentes. Quanto maior a velocidade de um veículo, maior é a distância necessária para ele parar. Saber calcular a distância segura entre veículos é requisito de quem quer dirigir com segurança.

O que mais vemos por aí são motoristas apressados, que colam na traseira do veículo da frente, forçam ultrapassagens e com isso colocam vidas em risco.

Distância de Segurança

A distância de segurança consiste na distância mínima que dois veículos devem manter entre si para que, no caso de travagem brusca, não colidam. Esta é calculada pela soma da distância de reação com a distância de travagem.

AutoC20190406a

Para calcular a distância de segurança, há que primeiro levar em conta o tempo médio de reação, que é de cerca 1 segundo. Se, por exemplo, circular a 30 km/h, o seu tempo de reação levará a que o seu veículo percorra aproximadamente 9 metros antes de começar a agir. Caso circule a 60 km/h percorrerá 18 metros e a 120 km/h serão 36 metros.

A isso há que somar a distância de travagem, que aumenta exponencialmente e não proporcionalmente em função da velocidade: no exemplo dos 60 km/h a distância de travagem é em média de 18 metros, mas no caso dos 120 km/h já atinge os 113 metros e estes valores vão-se somar aos metros percorridos devido ao tempo de reação. Mesmo em carros de alta performance, dotadas de melhores freios, o aumento da distância de travagem é na mesma exponencial.

Dirija com cautela
É necessário manter a concentração na direção para evitar qualquer tipo de colisão

Voltar Próximo artigo