Dicas para Aumentar a Imunidade

25/03/2020 |
Assunto: , Saúde

O sistema imunológico é um conjunto de estruturas responsáveis por garantir a defesa e por manter o corpo funcionando livre de doenças. Compreende todos os mecanismos pelos quais nosso organismo se defende de invasores internos como bactérias, vírus e parasitas

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Como reforçar sua imunidade?

* Alimentar-se bem. A melhor forma de reforçar o sistema imunológico do nosso organismo é através de uma alimentação correta e saudável.
* Praticar exercícios físicos. Os exercícios físicos devem ser feitos pelo menos 3 vezes por semana de 30 a 40 minutos.
* Manter as mãos sempre limpas.
* Cultivar hábitos de higiene bucal, como escovar os dentes após as refeições e sempre usar fio dental.
* Evitar colocar a mão na boca.
* Manter os ambientes sempre limpos e arejados.

Alimentos
BelezaeSaudeAlimentosSua imunidade anda baixa? Ou, independente da resposta, você não quer dar chance para que nenhum mal afete a sua saúde? Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. Os alimentos verdadeiros são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico. De acordo com nutricionistas, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. O consumo sugerido é de cinco porções por dia: três frutas e dois vegetais. A seguir, confira a lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo.

Alho e Cebola: Excelentes para o sistema imunológico. Contêm substâncias que estimulam enzimas e inibem o crescimento bacteriano.

Tomate: Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.

Cenoura e Brócolis: Contêm vitamina A. A deficiência dessa vitamina provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias.

Laranja, manga, morango e pimentão: Ricos em vitamina C, aumentam a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência.

Castanha do Pará, amêndoas, nozes, assim como folhas verdes: Contêm selênio, vitaminas e atuam como antioxidantes. Protegem as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados nas reações químicas naturais do organismo.

Carne, leite, peixes, aves, feijão e cereais integrais: Como esses alimentos contêm zinco e selênio, a deficiência pode causar diversas doenças imunológicas.

Ômega 3 (azeite e salmão): Auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

Chocolate meio-amargo, linhaça e vinho tinto: Contêm antioxidantes e propriedades que defendem o organismo.

Bebidas
BelezaeSaudeBebidasÁgua: Tome pelo menos um litro e meio de água por dia para manter o corpo hidratado e as vias aéreas úmidas.

Suco verde: Contém clorofila (rica em zinco, ferro e vitamina C).

Suco de frutas: Nutritivos e cheios de vitaminas.

Chá de gengibre: Fortalece o sistema de defesa do organismo e tem ação bactericida. Excelente no processo digestivo.

Chá verde: Desintoxica e acelera o metabolismo, melhora a imunidade e combate os radicais livres.

Chá de Anis: O anis é excelente para melhorar a imunidade contra vírus, especialmente contra resfriados.

Suplementos
BelezaeSaudeSuplementosPrópolis: A própolis é uma substância produzida pelas abelhas usando a própria cera e resinas de diferentes plantas, e é utilizada para auxiliar na defesa da colmeia contra bactérias, vírus e fungos. Esta substância possui inúmeros benefícios à saúde, possuindo propriedades antissépticas e podendo ser usado no tratamento de feridas, no fortalecimento do sistema imunológico, no tratamento de doenças das vias respiratórias. O ideal é consumir a própolis do tipo verde, 20 gotas diariamente.

Probióticos: Os produtos probióticos contêm bactérias que atuam de forma benéfica no organismo e que normalmente habitam o intestino. Mais de 70% do sistema imunológico é controlado pelo sistema gastrointestinal, onde estas bactérias são fundamentais para melhorar a digestão e também proteger o organismo contra micro-organismos patógenos.

Vitaminas e Minerais
BelezaeSaudeVitaminaseMineraisVitamina C: A vitamina C é um suplemento chave para o sistema imunológico devido à proteção que promove nas células , mantendo-as saudáveis. Ela facilita a absorção de ferro ajudando a prevenir a anemia ferropriva (falta de ferro). Previne resfriados por estimular o sistema imunológico e distúrbios da coagulação sanguínea e lesões hepáticas. O ideal é uma dose de 500 mg ao dia.

Zinco: Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e tem um papel importante no metabolismo dos macronutrientes. O zinco pode contribuir para a manutenção de pele, cabelo e unhas saudáveis. Durante e depois de exercícios intensos, Ele a favorece a função imune e a reduzir os danos oxidativos celulares causados pelos radicais livres. O ideal é uma dose de 30 mg por dia.

Vitamina D: A vitamina D tem a habilidade de aumentar a resposta imunitária do nosso corpo. Tem a capacidade de assegurar que todos os nossos órgãos vitais estão a trabalhar de forma eficaz e eficiente, e por isto é altamente eficaz na prevenção de uma simples constipação. Além dos benefícios ligados ao sistema imunitário, a vitamina D também ajuda na mineralização óssea e é benéfica no funcionamento do nosso sistema circulatório. Pesquisas mostram que níveis saudáveis de vitamina D no organismo podem auxiliar na prevenção de toda e qualquer infecção. Uma dose de 30.000 UI por semana já ajuda a reduzir o risco de gripes e resfriados.

Astragalus: Esta erva chinesa é famosa por suas propriedades de estimular o sistema imunológico. Recomenda-se o consumo de 1000 mg ou mais por dia para estimular as células brancas do sangue, tanto para prevenir quanto para lutar contra infecções. Algumas pesquisas indicam que os resultados começam a aparecer depois de 6 a 8 semanas de uso. Então, não é um suplemento de uso imediato e pontual. Faz mais sentido o uso contínuo como estratégia de fortalecimento da imunidade geral.

Cúrcuma: A cúrcuma ou açafrão-da-terra, planta cujo pó é geralmente usado como tempero, e também é considerada um super alimento. A planta é rica em antioxidantes e possui fortes propriedades anti-inflamatórias. Inclusive, alguns estudos sugerem que essas qualidades fazem da cúrcuma uma forte defesa contra gripes, resfriados e congestão nasal. Além de ajudar na imunidade, ativa o metabolismo.

Whey Protein: É uma suplementação repleta de nutrientes, principalmente a proteína. A Whey protein também influencia na produção de anticorpos, em especial das imunoglobulinas. Há estudos desde os anos 80 que demonstram a grande influência das proteínas do soro do leite no sistema imunológico e como esse alimento pode fornecer substrato para as defesas do organismo.

Fonte: Beleza e Saúde

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