Dia Mundial da Paz

01/01/2020
| Colunista: , Flavio Leal
|
Assunto: , Datas Comemorativas, Direitos Humanos, Religião, Solidariedade

AutoCooler20200101

O Dia Mundial da Paz é comemora hoje, o Dia de Ano Novo

Inicialmente chamado somente de Dia da Paz, a celebração foi criada pelo Papa Paulo VI em dezembro de 1967. A partir de então, todos os anos, o primeiro dia do ano passou a celebrar o Dia Mundial da Paz. É assim desde 1968.

Apesar do Papa fazer uma declaração relevante para a Igreja Católica neste dia, a data destina-se a uma celebração universal da paz, estando aberta a homens e a mulheres de todas as religiões.

Por ser uma data religiosa vinculada à Igreja Católica, todos os anos o Vaticano realiza uma cerimônia oficial sobre a data, havendo sempre um novo tema para o Dia Mundial da Paz escolhido pelo próprio Papa.

No ano de 2018, por exemplo, o tema foi “Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz”; em 2019, por sua vez, o tema escolhido foi “A boa política está ao serviço da paz”. O tema de 2020 é “A paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica”.

É importante, nesse contexto, reiterar que a paz é um conceito muito amplo e que tem vários significados. No caso do Dia Mundial da Paz, celebra-se não tão somente a busca pela paz relacionada com a quietude e a ausência de conflitos, mas também a paz que mude a realidade de muitas pessoas que sofrem com as desigualdades, a violência, a fome e a miséria. Desse modo, a paz, em alguns sentidos, pode representar uma transformação social que vise à inclusão universal das pessoas.

É importante não confundir o Dia Mundial da Paz com o Dia Internacional da Paz, esse último estabelecido pela ONU e celebrado no dia 21 de setembro, dia em que a Assembleia Geral da Organização iniciou suas atividades no ano de 1981. Trata-se, portanto, de duas datas distintas em torno de um mesmo tema.

É claro que para a promoção da paz (ou para fazer que, pelo menos, ela avance mais), é necessário algo muito maior do que uma data comemorativa universal. No entanto, o dia de hoje é muito importante para estabelecer uma reflexão sobre se e de que forma promoveremos a paz nas várias partes do mundo.

Voltar Próximo artigo