Decoração de quarto infantil – Dicas para um quarto incrível

13/07/2018
| Colunista: , Álvaro Lopes
|
Assunto: , Decoração

O quarto de criança é um ambiente para o pequeno brincar, fazer a lição de casa e criar o seu próprio universo mágico, não é mesmo? Por conta disso, ao preparar a decoração de quarto infantil, é fundamental levar em consideração a personalidade, os gostos e o estilo da garotada.

AlvaroLopes20180713

Afinal, este espaço precisa ser funcional e acolhedor ao mesmo tempo, para favorecer divertidas horas de brincadeira e boas noites de sono. Sendo assim, para que você consiga criar um quartinho incrível em sua casa, preparamos estas cinco dicas.

Escolha um tema para a decoração de quarto infantil

O primeiro passo para se fazer a decoração do quarto infantil é escolher um tema. Para os bebês, a decisão será baseada no gosto dos pais. Já para as crianças maiores, procure respeitar as cores e personagens favoritos do seu filho ou filha, pois eles já entendem que esse é o seu lugar no lar.

A dica é ter uma conversa com a garotada e informar que está preparando um cantinho especial para eles. A partir daí, entenda o que é viável e adapte as ideias para agradar pais e filhos.

Quanto aos temas, não se apegue apenas a personagens: considere também uma mescla de cores e estampas, que remetem à infância, mas não estão atreladas a imagens específicas.

Invista em papéis de parede divertidos

Uma das melhores maneiras para se criar uma decoração incrível de quarto infantil é investir em papéis de parede, de preferência, com visual divertido. Esses materiais são versáteis, com fácil instalação e, ainda, apresentam uma imensa gama de cores e estampas.

A dica é escolher aquele que combina com os padrões que compõem o décor e montar uma parede principal temática, criando, por exemplo, a sensação de fundo do mar ou de um jardim. Assim, a garotada vai ser sentir em um cenário de história infantil.

Faça um cantinho da leitura

Estimular o contato com os livros desde cedo é essencial para formar futuros leitores. Portanto, ao fazer a decoração do quarto da criança, separe um cantinho especial para guardá-los. O ideal é que se tenha uma proposta lúdica e que eles estejam acessíveis aos pequeninos.

Há diversas maneiras de fazer isso: com o uso de mesinhas, prateleiras e nichos baixos, pufes, caixas etc. O ideal é que a garotada consiga enxergar e pegar os exemplares sem dificuldades. Quanto à escolha dos títulos, busque livros coloridos, gibis e revistas para deixar o ambiente mais convidativo.

Use organizadores para brinquedos

Verdade seja dita: um quarto infantil tem muitos brinquedos. Isso é ótimo, pois as crianças precisam deles para se desenvolver e aprender. Mas também existe outra verdade: o local pode ficar bastante bagunçado.

Por isso, ao pensar a decoração do quarto do seu filho ou filha, escolha organizadores, que cumprem a missão de deixar tudo no lugar, mas também são bonitos e decorativos. Há boas opções, como baús em formatos diferentes, caixas divertidas, cestas, prateleiras, entre outros. Lembre-se apenas de manter a harmonia com o tema escolhido.

Selecione uma cortina adequada para o ambiente

A última dica para fazer uma decoração incrível para o quarto de criança é escolher uma boa cortina. Essa peça ajudará a dar um toque final, fará parte do cenário criado e, ainda, contribuirá para a sensação de aconchego e acolhimento de que os pequenos precisam.

Mas, para conseguir o efeito desejado, é preciso selecionar o modelo correto. O primeiro quesito a se observar é o tecido, que deve ser de fibras naturais para evitar cheiros fortes e facilitar a limpeza. Outro ponto é a cor, que deve harmonizar com as peças escolhidas e ajudar a transmitir tranquilidade ao ambiente.

Tenha também atenção ao tamanho, pois em quartos infantis é comum usar modelos que acompanham apenas a extensão das janelas no intuito de evitar acidentes. Para não ficar na dúvida, a dica é optar por uma cortina sob medida, contando com ajuda profissional para medição, confecção e instalação.

Por fim, para fazer a decoração de quarto infantil, envolva a criança na escolha das peças, deixe-a a opinar e participar de todo o processo. Assim, a experiência será de toda a família.

Na Passarela da Freguesia Você Encontra Tudo Para Decorar Sua Casa

Voltar Próximo artigo