Cuidados com a energia elétrica nas férias

09/07/2015
| Colunista: , Erika Meiswinkel
|
Assunto: , Energia Elétrica, Férias

Pipas podem causar acidentes e interrupções de energia

Landhaus20150709

O mês de julho é conhecido pelo frio e também por ser um dos mais esperados pela garotada, afinal, é quando as crianças podem aproveitar as férias escolares. As brincadeiras ganham mais espaço no dia a dia, seja em casa ou perto dela, portanto, alguns cuidados básicos em relação à rede elétrica devem ser tomados. É necessário orientar as crianças sobre os riscos de brincar com pipa perto dos fios da rede elétrica e é importante também evitar sempre ligar muitos equipamentos em uma mesma tomada, principalmente quando a casa não tem ninguém, pois tal procedimento pode causar sobrecarga e curto-circuito.

O computador deve receber atenção especial dos pais, pois apesar de estar preparado para funcionar durante horas e até dias, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador, em caso de viagem. Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta e muito na hora de economizar energia, pois é responsável por 70% do consumo! As crianças, que costumam assistir a desenhos animados ou filmes antes de dormir, quando então pegam no sono, continuam com a televisão ligada e, a energia, sendo consumida. A dica nesse caso seria colocar, quando possível, temporizador para o desligamento automático da televisão.

Antes de sair para viajar, deve-se apagar todas as luzes, desconectar antenas de televisão, cabos de telefone e provedores de internet, além de desconectar da tomada os equipamentos que não são de uso contínuo, pois, sem retirar os aparelhos da tomada, pode causar uma sobretensão elétrica provocada pela incidência de raios. A sobretensão provocada pela incidência de raios, mesmo que distantes do local, é propagada pela rede de distribuição de energia e entra na residência pelos cabos que ligam a instalação à rede pública, chegando às tomadas e queimando os aparelhos mais sensíveis, mesmo que não estejam em funcionamento (stand by). Em casos críticos, a queima dos equipamentos pode provocar incêndios e se propagar para o restante do imóvel.

Economia
Além de oferecer mais segurança, desconectar os aparelhos das tomadas resulta em economia de energia. De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), o consumo de aparelhos em stand by pode representar 12% do consumo doméstico de energia. Para aqueles que quiserem deixar uma lâmpada acesa, uma solução é a instalação de uma eficiente (fluorescente compacta) com baixa potência.

Pipas
Nas férias escolares, o número de acidentes com pipas aumenta. Por isso, damos algumas dicas para evitá-los:

* Soltar pipas perto da rede elétrica é muito perigoso. Elas podem enroscar nos fios com risco de descarga elétrica. Materiais metálicos também não devem ser utilizados na fabricação deste brinquedo, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, podendo causar até a morte de uma pessoa.

* Por estes motivos, os pais devem orientar seus filhos a não encostar em qualquer objeto estranho que esteja pendurado à rede elétrica como fios e pipas, entre outros.

* O uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco: ele corta a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre, criando a situação de transferência de corrente elétrica. Além disso, o uso de cerol também pode provocar acidentes com motociclistas.

A população não deve tentar mexer em qualquer componente da rede elétrica, como a fiação aérea, por exemplo. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede elétrica.

Fonte: Ampla Energia e Serviços

Voltar Próximo artigo