Corrente de Retorno

07/01/2019
| Colunista: , Álvaro Lopes
|
Assunto: , Férias, Segurança

Aviso importante para esta época do ano
Compartilhem com seus amigos, isso poderá salvar vidas

AlvaroL20190107

As correntes de retorno ou agueiros podem ser definidas como o refluxo do volume de água que retorna da costa de volta para o mar, em virtude da força gravitacional.

Comum em várias praias é mortífera para quem se desespera quando cai em uma, mesmo estando no raso.

O que fazer se for apanhado por uma?

* Deixar-se ir com a corrente, mantendo-se sempre à tona da água utilizando os braços e pernas para garantir a sustentação.

* Independentemente de estar ou não em afogamento, iniciar um pedido de ajuda para terra garantindo assim a máxima ação de segurança e resgate se necessário.

* Alguns metros mais à frente a corrente perde intensidade e verifica-se que a velocidade da corrente diminui, iniciar a natação paralelamente à praia, desviando-se para o lado até deixar de sentir resistência.

* Verificando que não está sobre influência de correntes contrárias deve-se descansar boiando algum tempo e seguir nadando em direção a terra utilizando as ondas favoráveis para a sua locomoção.

* Se sentir cansaço deve de imediato pedir ajuda, deve-se levantar apenas um braço mexendo-o no ar.

* Não utilizar os dois braços ou gritar freneticamente, pois perderá rapidamente a sustentação à tona de água e aumentará o cansaço, podendo ocorrer a submersão.

* Após sair da água deve descansar e recorrer a um posto médico ou pedir apoio se necessário.

Fonte: Amigos Do Perigoso

Voltar Próximo artigo