Como o Café Afeta Seu Corpo

30/04/2021 |
Assunto: , Alimentação & Bebidas, Saúde

De acordo com uma pesquisa realizada em 2015, 82% dos brasileiros bebem café diariamente
E uma pessoa em média consome 2,1 xícaras por dia

TudoPorEmail20210430

A quantidade que uma pessoa bebe tende a aumentar com a idade. Isso significa que os mais velhos estão bebendo mais café do que nunca.

Por que essa bebida tornou-se popular rapidamente? Por duas razões. Em primeiro lugar, nós adoramos o sabor e o aroma que apenas o melhor café fornece. Em segundo lugar, existem certos efeitos observáveis que ele tem sobre o nosso corpo e mente que nós gostamos.

Mas quais são esses efeitos corporais, exatamente? Eles são prejudiciais, benéficos ou equilibrados para a saúde? Confira abaixo o que acontece com seu corpo depois de beber uma xícara de café!

Minuto Zero: Hora do café

Que sabor delicioso! Agora vamos ver o que acontece a seguir.

10 minutos depois

A cafeína do café começou a entrar em sua corrente sanguínea. Aumenta a sua frequência cardíaca e, consequentemente, a sua pressão arterial.

20 minutos depois

Agora você se sente mais em alerta. Sua névoa do cérebro desapareceu e você pode pensar mais claramente do que previamente. Você é mais capaz de resolver problemas. Além disso, a cafeína te deixa menos cansado, impedindo que os receptores de adenosina do seu cérebro recebam mais desses impulsos. Portanto, o café é, artificialmente, um removedor de sensações de sonolência.

30 minutos depois

Após 30 minutos, seu corpo começa a produzir mais adrenalina do que o normal. Ao dilatar suas pupilas, faz com que o efeito torne a sua visão mais nítida.

40 minutos depois

Neste ponto, você começa a sentir um pouco mais de bom humor, graças ao aumento da serotonina em seu corpo. Isso também aumenta sua força muscular por um tempo, porque a serotonina melhora a funcionalidade de seus neurônios motores.

4 horas depois de beber

Suas células do corpo estão liberando energia mais rápido do que o normal. Isso estimula os ácidos do estômago, aumentando a taxa de digestão. Seu corpo também está quebrando gordura agora, se você está se exercitando ou não!

6 horas depois de beber

Agora as más notícias: seis horas após beber uma xícara de café, a cafeína que você consumiu começa a ter um efeito diurético. Você está indo para o banheiro mais do que costuma ir, mas não está simplesmente expulsando água. Seu corpo também está deixando sair vitaminas e minerais vitais. Em casos raros, isso leva a distúrbios do metabolismo do cálcio.

Moderação

O efeito negativo da cafeína é justamente a remoção de nutrientes essenciais do seu sistema. É por esta razão que algumas pessoas tentam minimizar a sua ingestão, ou consumir somente café descafeinado. No entanto, uma xícara de café não faz você perder tantos nutrientes. Mas se beber café várias vezes ao dia, a perda pode ser muito prejudicial para a sua saúde.

Fonte: TudoPorEmail
Ana O.

+Saúde

Voltar Próximo artigo