Como Inovar na Profissão de Corretor de Imóveis

27/09/2019 |
Assunto: , Imóveis, Treinamento

O que o mercado imobiliário tem utilizado de mais moderno para atrair e conquistar o cliente

CreciRJ20190927

Para alcançar o sucesso na profissão é preciso dispor e somar de um conjunto de atributos ao longo da caminhada profissional, mas também é comum em algum momento do mercado que os mecanismos e metodologias utilizadas até então não surtam mais o mesmo efeito eficaz, e isso se dá geralmente pelo percurso ao qual o ramo imobiliário esteja galgando. Portanto o corretor precisa inovar, sair da zona de conforto, pautar novas diretrizes para tapear esse cenário fechado e evadir da circunstância vislumbrando novas e prósperas perspectivas.

E baseado nesse tino, há algumas experiências concretas de profissionais que superaram os maus momentos da profissão, se esquivaram pela tangente e emergiram com obstinação convertendo as dificuldades do momento em vantagem com relação aos demais companheiros de setor, como casos em que a saída encontrada foi a utilização do marketing digital e da estratégia inbound marketing no crescimento da potência de sua marca, que nada mais é qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las. Fundamentado nessa tática, a imobiliária focou em se apropriar da internet e das mídias sociais para produzir conteúdo e relacionamentos específicos diretamente para a clientela onde se localiza a imobiliária, ou seja, ao invés de abrir o leque de captação de clientes e imóveis, preferiu se restringir aquela área, porém se tornando perito em todas as esferas referente à localidade, sendo assim, aumentou o número de transações, pois tal domínio do local de atuação se tornou um diferencial aos olhos do cliente em potencial, não deixando de citar a pluralidade de argumentações que ostenta segurança e confiança.

Outro exemplo de inovação foi de outra imobiliária que fez utilização da ferramenta Google Analytics e Google AdWords, no intuito de verificar quais conteúdos engajariam mais o seu público alvo. Através dessa pesquisa passou a produzir conteúdo com material direcionado a eles, que eram disparados nos dias e horários de maior visibilidade, em todas as redes sociais, é claro que se adequando a linguagem de cada uma. Feito isso constatou suas métricas aumentando exponencialmente e como resultado aumentaram também os números de transações e fidelização de clientes.

Em se tratando de cidade grande, fica difícil ter total controle de quais imóveis estão disponíveis para negociação ou não, então analisando por esse lado, uma incorporadora desenvolveu um programa de indicação aos porteiros, zeladores, e outros funcionários do condomínio, em que esses indicam um imóvel para captação da incorporadora e em troca recebem uma recompensa. Com esse simples engajamento, a estratégia permite que a incorporadora domine toda a região obtendo todos os imóveis disponíveis para locação ou venda, ou pelo menos grande parte deles, dominando o setor local. A tática da indicação por recompensa, inclusive, se difundiu bastante no mercado atualmente, onde há diversas variações em seus panoramas, algumas contemplando até mesmo o inquilino. Há pesquisas e dados comprovando que em algumas imobiliárias ao utilizarem de indicações tiveram taxa de conversão média de 6%, enquanto a conversão no mercado imobiliário em média é de 2,9% apenas e alguns ainda considerando a porcentagem de 1,5%.

O investimento em e-mail marketing também é considerado uma saída perspicaz adotado por alguns, em que primeiramente notificaram todos os leads e contatos sobre seus serviços, a partir daí foi realizado estudo aprofundado dos clientes e segmentado cada perfil para receber o e-mail marketing com conteúdo direcionado. Desse modo fomentava o engajamento e a credibilidade na relação, levando muitas vendas e locações serem efetuadas online a partir dessa ação.

O que vimos acima foi uma sequência de alternativas criadas por profissionais para fugir da estagnação ou queda do mercado. É muito importante deter conhecimento, ser aplicado, desenvolver técnicas de vendas, argumentações, e tudo que envolve uma negociação, porém é preciso ter visão ampla e saber encontrar soluções para os momentos nebulosos da profissão. Se reinventar e sair da zona de conforto é determinante nessas condições, isso faz o diferencial dentro do ramo tão disputado como é o de compra e aluguel de imóveis, mas que usufruindo de tamanha destreza o realoca no mercado sempre com vantagem comparado aos demais que são bloqueados pelos primeiros obstáculos e não tomam iniciativa da mudança, que não arriscam caminhar pelo desconhecido. O mercado imobiliário é inconstante, tudo é vário e o futuro é sempre uma incógnita, sendo assim o corretor precisa perceber o momento, e ser criativo e inovador nas soluções, que efetivamente se consolidará cada vez mais até em meio a circunstancias tempestuosas.

Fonte: E-BOOK: Caminhos da Profissão – Creci-RJ
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