Como dormir melhor?

25/03/2019 |
Assunto: , Saúde

Além de promover a manutenção da saúde, ter boas noites de sono também
é fundamental para que o corpo recupere as energias para o dia seguinte

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Só que nem todas as pessoas conseguem descansar corretamente e isso faz com que se perguntem sobre como dormir melhor.
Quando não alcançamos a nossa real necessidade de descanso, podemos apresentar sinais de cansaço, irritabilidade, diminuição da produtividade, falta de concentração, estresse e até mesmo doenças, já que ficamos mais suscetíveis à ação de bactérias e vírus que provocam gripes e resfriados.
Sabendo disso, preparamos este artigo com as principais dicas para que o seu sono seja muito mais revigorante, relaxante e proveitoso. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!

Cuide da sua alimentação

Ao contrário do que muita gente pensa, dormir bem também depende de uma alimentação saudável e equilibrada. Alguns alimentos, inclusive, podem ajudar a relaxar o corpo e melhorar a qualidade do sono, como: maracujá, alface, frutas cítricas (ricas em vitamina C), banana, leite morno com mel, iogurte com aveia, castanhas, abacate e cereja.
Além disso, recomenda-se fazer as refeições sempre nos mesmos horários e dar preferência para produtos mais leves, naturais e sem açúcar.

Invista em chás calmantes

Totalmente naturais, os chás calmantes devem ser preparados pelo menos uma hora antes de se deitar. Eles têm um efeito totalmente relaxante sobre o corpo e provocam uma sensação de alívio geral.
As opções com efeito tranquilizante e sedativo que podem ser utilizados para dormir melhor são: camomila, erva-doce, passiflora, maracujá e hortelã.

Evite cafeína e outros estimulantes

Alguns alimentos estimulantes podem prejudicar o sono não apenas quando ingeridos durante a noite, mas também ao longo do dia. Portanto, evite as opções ricas em xantina e cafeína, como chocolate, café, refrigerantes, energéticos, chá-mate e bebidas à base de cola, pois eles estimulam diretamente o sistema nervoso e provocam mais agitação. Além disso, mantenha distância do álcool, do cigarro e de outras drogas.

Mantenha o quarto em uma temperatura adequada

Tudo o que cria aconchego térmico no seu lugar de descanso é bem-vindo. No frio, as mantas e os cobertores precisam estar sempre à mão e o ambiente deve permanecer bem protegido das baixas temperaturas. Pisos de material isotérmico conseguem esquentar o local com muito mais eficiência que os tapetes grossos e a madeira carvalho no assoalho traz uma grande sensação de calor e aconchego.
Já para refrescar o calor do verão, a melhor opção é manter uma temperatura mais confortável no quarto. Isso pode ser obtido com a ajuda de um ar-condicionado, climatizadores ou ventiladores, desde que sejam utilizados com equilíbrio.
Além disso, é muito importante ficar atento ao posicionamento desses aparelhos: o vento deve ser na direção da cabeça aos pés e a temperatura precisa ficar entre 22 e 24 graus, para não ressecar as vias respiratórias. E se você já tem um ventilador no teto, use-o no modo exaustor para dormir melhor.

Siga uma rotina diária de descanso

Procure sempre se deitar para dormir no mesmo horário, tanto durante a semana quanto nos finais de semana. Além disso, pratique atividades mais calmas para preparar seu organismo para esse momento, como ler um livro com uma história amena, ouvir as músicas que mais gosta (desde que sejam baixas e suaves) e desligar as luzes e a televisão ou até mesmo silenciar o celular.

Pratique atividades físicas regularmente

Apesar de estimulantes, as atividades físicas ajudam a controlar o sono de maneira geral. Isso acontece por causa das endorfinas, hormônios relaxantes que são liberados após o exercício.
De qualquer forma, é recomendado que elas sejam praticadas com intervalos de no mínimo 3 horas entre o fim da prática e a hora do descanso, para não prejudicarem o sono devido à grande quantidade de adrenalina que produzem.

Durma sempre no escuro

Na hora de dormir, apague todas as luzes da casa e deixe somente um abajur ligado com uma luz laranja, pois, conforme indica a cromoterapia, essa cor favorece o sono. Se isso não for possível, tente manter as luzes apagadas para que o escuro total facilite e melhore o descanso.

Evite barulhos desagradáveis

Utilizar um protetor de ouvidos pode ser uma ótima opção para encontrar o silêncio necessário para dormir melhor, principalmente em locais mais movimentados. No entanto, algumas pessoas precisam de um barulho de fundo para conseguir pegar no sono, como o da máquina de lavar roupa, de um rádio fora da estação ou até mesmo do mar.
A boa notícia é que existem alguns aplicativos de celular que produzem esses e outros ruídos, facilitando a vida de quem gosta de um som mais agradável no momento do descanso.

Utilize colchões e travesseiros de qualidade

Além de atrapalhar o processo que é aprender como dormir melhor, utilizar acessórios inadequados na hora do sono pode prejudicar o humor e a coluna. Portanto, se o seu colchão tiver mais de 5 anos, é hora de efetuar a troca e escolher um modelo de qualidade para favorecer a distribuição adequada do peso do corpo, como o de molas ensacadas, látex ou espuma tradicional.
O mesmo acontece com o travesseiro, que deve ser confortável, adequado ao seu estilo de vida e substituído a cada 2 anos. O mais importante é se sentir confortável, melhorar a postura e garantir ótimas noites de sono.

Preste atenção à postura

Cuidar da postura durante o sono também é um ótimo remédio para dormir melhor justamente por evitar as terríveis dores nas costas que podem aparecer no dia seguinte. O ideal é deixar o corpo o mais nivelado e ereto possível para que nenhuma região seja sobrecarregada.
Para quem dorme de barriga para cima, a recomendação é utilizar um travesseiro abaixo dos joelhos. Já para quem gosta de dormir de lado, é fundamental utilizar um acessório mais baixo para a cabeça e outro especial entre as pernas, que devem permanecer sempre dobradas.

Entender como dormir melhor é fundamental para melhorar a qualidade de vida e a eficiência das atividades realizadas durante o dia, como o trabalho ou os estudos. Como vimos, a privação do sono pode ser muito prejudicial para o corpo e para a mente. Portanto, procure seguir as nossas dicas para começar a ter boas noites de descanso o mais rápido possível. Sua saúde agradece!

Fonte: Super Saudável Shopping

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