Como decorar um quarto pequeno

20/02/2019 |
Assunto: , Decoração

MLA20190220

Não é todo mundo que gosta de parar, analisar e decidir como decorar um ambiente. E, em ambientes pequenos, é ainda mais difícil tomar algumas decisões de decoração. Então, resolvemos ajudar você nesse processo, com dicas simples de como decorar um quarto pequeno.

Espelhos
Os espelhos também ajudam a conferir ao espaço um aspecto de amplitude. Se tiver uma parede livre num quarto pequeno, vale até colocar um espelho em toda ela; já se não der para usar uma parede só para isso, existem outros lugares onde ele pode ser colocado, como, por exemplo, na porta (de correr, de preferência) do armário ou do banheiro (caso seja uma suíte).

Cores claras
As cores escuras podem dar a impressão de um quarto ainda menor. Por isso, invista em tons claros, dando a sensação de amplitude ao espaço. Você também pode investir em papel de parede ou painéis em alguma parede específica, porém, também escolhendo a estampa ou padrão em tons mais claros. Um papel muito colorido, por exemplo, dará a sensação de um espaço menor.

Gavetas na cama
Ótima opção para ambientes pequenos, ajudando no controle da bagunça e na otimização do espaço. Alguns modelos de camas Box já vêm com as gavetas ou espaços dentro da cama, onde você levanta a mesma para pegar/guardar coisas.

Cabeceira
Um item de decoração muito importante, que não ocupa espaço e faz toda a diferença no ambiente é a cabeceira da cama, que deve combinar com o estilo do ambiente e pode ser feita em diferentes materiais, como, por exemplo, madeira, ferro, almofada, palha de seda etc.

Paredes
Em quartos pequenos, principalmente, as paredes são grandes aliadas. Aproveite as mesmas, utilizando detalhes suspensos, como nichos e prateleiras, que ajudam na organização do ambiente, ao mesmo tempo em que decoram e poupam espaço na parte de baixo do quarto.

Objetos
É preferível optar por um ambiente claro e básico nas paredes e móveis maiores e aproveitar os detalhes para dar cor e charme ao ambiente, podendo trocá-los de tempos em tempos. Isso faz com que o ambiente não fique sufocado, pela questão das cores, e também faz você não enjoar daquele espaço. Boas opções para isso são tapetes, almofadas, porta-retratos, quadros e roupa de cama.

TV
Para que a televisão não atrapalhe o fluxo de um quarto pequeno, a primeira medida é colocá-la na parede. Porém, fique atento com outros aparelhos que ligará nela, como DVD, TV a cabo e videogame, pois também demandam espaço.

Circulação
Num ambiente pequeno, a boa circulação deve ser a primeira preocupação. Portanto, facilite a mesma, não colocando muitos móveis ou objetos no chão e deixando espaço na frente e laterais da cama e na frente ao armário, por exemplo, lugares que você precisará passar com frequência.

Organização
Não tem jeito: quanto menor o ambiente, maior deve ser a organização. Se você não é uma pessoa organizada, faça um esforço, pois isso é essencial num quarto pequeno! Objetos e roupas jogados e espalhados pelo quarto fazem-no parecer ainda menor. Por isso, os móveis precisam ser bem planejados, e a organização, mantida frequentemente.

Esperamos ter facilitado seu trabalho quanto à decoração e organização de um quarto pequeno com essas dicas super práticas e objetivas! Agora, é só começar a encaixá-las no seu espacinho.

Fonte: ML Administradora

Voltar Próximo artigo