Como Cuidar de Suculentas

16/08/2021 |
Assunto: , Árvores e Plantas, Decoração

Dicas para cuidar de suculentas e mantê-las saudáveis em diferentes ambientes

TokStok20210816

Para quem quer ter plantas em casa, mas não tem muito tempo e espaço, as suculentas são uma ótima ideia. Elas são excelentes companheiras em todos os ambientes, fazendo parte de diversos tipos de decoração com sua versatilidade e beleza delicada. Seja posicionada em um canto ou em um jardim vertical, as suculentas levam um charme todo especial para casa.

Além dessas vantagens, estas plantas são famosas por se adaptarem a diferentes atmosferas, até em ambientes internos. As suculentas consomem pouca água, tem fácil manutenção e podem ser encontradas em diferentes tamanhos, texturas e cores. Aprenda neste artigo a cuidar de suculentas e leve este toque de delicadeza para seus ambientes.

Substrato para suculentas: Base leve com areia

Por serem procedentes de locais desérticos e quentes, as suculentas se dão bem com pouca água e, dependendo da espécie, pouca luz direta. Para que ela tenha uma longa vida e esteja sempre bonita, tente manter a base mais porosa, misturando areia à terra e deixando o solo leve e drenável. Nela, pode ser usada a areia de construção, misturada também com pedriscos para que o solo fique bem arejado.

Iluminação

É importante lembrar que as suculentas, assim como os cactos, precisam da luz do sol para sobreviver, mesmo que indiretamente. Mesmo as que se adaptam aos ambientes internos, vale mantê-las em cantos bastante iluminados como próximo de janelas.

Como regar as suculentas

Como falado antes, as suculentas não precisam de regas constantes e podem até apodrecer caso sejam irrigadas demais. Porém, não há uma regra para a frequência de água que podem receber, isso pode depender do clima da região, da temperatura, do vaso que estão e da iluminação que recebem.

Um padrão simples para seguir e evitar que as suculentas fiquem encharcadas é regar apenas quando a superfície do solo estiver seca. Isso pode acontecer uma vez por semana em períodos quentes e até duas vezes por mês no frio. Uma forma de saber o momento certo é inserir um palito ou o dedo no solo: se estiver solta e leve, é hora de irrigar. E lembre-se: Quando regar as plantas, coloque água apenas no solo, evitando as folhas.

Vasos, xícaras ou cachepôs: Onde colocar as suculentas

Exatamente por não precisar de muita água, toda rega que for feita precisa escorrer. Esse processo é essencial para manter a beleza das plantas, por isso, são indicados recipientes com furos no fundo. As folhas carnudas e cheias das suculentas são assim pela água que a própria planta acumula, dispensando o excesso de irrigação.

Seja em vasos, xícaras ou cachepôs, é muito importante que as plantas não acumulem água. Caso escolha um cachepô ou outro recipiente fechado, retirar a muda apenas para a rega ou criar um sistema de drenagem podem ser ideias válidas para manter a planta sempre saudável. Para criar esse sistema, coloque pequenas pedras sob uma manta de TNT, evitando que a água leve o substrato a cada nova rega.

Alternativas para todos os momentos

Há sempre uma possibilidade de decorar os ambientes com plantas, inclusive para quem não tem muito tempo de cuidar. As suculentas são ótimas opções para transformar a atmosfera de diferentes espaços, do banheiro à sala de estar. Os arranjos conferem delicadeza e são a solução para equilibrar espaços com praticidade.

Agora que você já sabe algumas dicas para cultivar suculentas, explore os cantos de casa para levar mais verde para seu dia a dia.

Fonte: Tok&Stok
+Árvores e Plantas

Voltar Próximo artigo