Como aumentar sua produtividade no home office?

23/04/2020 |
Assunto: , Comportamento, Treinamento

Fazer home office pode ser o sonho de muita gente, mas pode se transformar
em pesadelo se você não tiver disciplina

Alterdata20200423

Em tempos de quarentena por conta da pandemia do COVID-19, muitas empresas estão ampliando a quantidade de colaboradores que trabalham de casa, mas é necessário ter alguns cuidados nesse período, pois o ambiente familiar pode causar distrações que não existem no trabalho, afetando sua produtividade, afinal, mesmo de casa, as tarefas não mudam, não é mesmo? Por isso, listamos algumas dicas para facilitar esse processo para você que ainda não está tão acostumado assim com esse método de trabalho.

Condicione seu cérebro

Envie um comando para o seu cérebro de que você não está de folga, feriado ou férias. Por isso, acorde cedo e arrume-se como se fosse trabalhar.

Administre o seu tempo

Ative despertadores para lembrá-lo dos horários de início, intervalo e término da sua jornada de trabalho. Ah, e não esqueça de alinhar tudo com sua equipe para que você esteja presente nos reportes rotineiros e eventuais.

Pijama só à noite

Resista à tentação de trabalhar de pijama, vestindo-se como se fosse realmente sair. Isso vai ajudar o seu cérebro a entender que essa é a hora do trabalho e não do relaxamento, além de evitar surpresas com aquela chamada de vídeo urgente.

Mesa de trabalho

Busque um ambiente apropriado, sem distrações (televisão, trânsito de familiares etc.), com mesa e cadeira confortáveis, temperatura e iluminação agradáveis. Atenção especial também à ergonomia; mantenha postura ereta, braços apoiados formando um ângulo de 90º graus, joelhos alinhados e realize alongamentos ao longo do dia para que a sua saúde não seja prejudicada.

Infraestrutura

Notebooks são menores e mais baixos que computadores de mesa, por isso, vale a pena apoiá-los em livros empilhados ou algum suporte para que a altura da tela fique adequada. Verifique a qualidade da internet com antecedência e, caso tenha qualquer imprevisto, comunique imediatamente sua liderança.

Confidencialidade

Mesmo trabalhando em home office, não esqueça de ter cuidado redobrado com o sigilo das informações. Sua responsabilidade continua a mesma!

Equipe bem pertinho

Fique próximo da sua equipe e esteja disponível para seus colegas de trabalho. Use e abuse das ferramentas de comunicação, como grupos de Whatsapp e Google Hangouts. Combine e realize reuniões virtuais periódicas para que estejam sempre integrados e alinhados sobre o que está acontecendo no setor e na empresa.

Mantenha o foco

É muito fácil se distrair em casa: o cachorro late, a campainha toca, as crianças querem brincar, o amigo chama no WhatsApp. Enfim, desligue-se das coisas que são particularmente domésticas e tente listar suas tarefas, definindo um tempo para cada uma delas. À medida que suas entregas acontecem, vá riscando cada uma delas.

Hora da comida

Hidrate-se ao longo do dia e alimente-se quando achar necessário. Evite alimentos pesados e nutritivamente baixos. O horário de almoço/intervalo é sagrado! Avise seus colegas que você estará ausente, desconecte-se do trabalho e aproveite para alimentar-se adequadamente.

Filhos

Converse com seu pequeno sobre a importância do que está fazendo e a necessidade de não ser interrompido. Mas, se a idade da criança demandar supervisionamento, tente buscar ajuda nesse momento. Lembre-se de que crianças também precisam de isolamento social como medida de prevenção ao novo Coronavírus, o COVID-19, por isso, deixá-los com a turminha da rua não é uma boa ideia.

Cuide-se!

Evite o transporte público, restaurantes, casas noturnas, shoppings, abraços, apertos de mão, beijos e tudo aquilo que pode ajudar a disseminar a doença.

Fique tranquilo, pois tudo isso vai passar. Ah! Essa é uma boa oportunidade para você ver se o home office é ou não a sua praia, já que cada vez mais empresas estão adotando esse modelo com seu quadro de colaboradores.

Fonte: Alterdata
Joanna Medeiros

Voltar Próximo artigo