Cinto de Segurança

02/10/2018
| Colunista: , Flavio Leal
|
Assunto: , Automóveis, Segurança

O uso do cinto de segurança é uma forma de garantir a vida. Ao entrar no veículo, não deixe de colocá-lo e peça para que todos os passageiros usem também

AutoCooler20181002

O cinto de segurança é um dispositivo simples destinado à segurança do condutor e dos passageiros dentro do veículo. Seu uso no banco traseiro é tão importante quanto no banco dianteiro. Em situações de colisão ou freadas bruscas, ele impede que seu corpo se choque com o painel, para-brisas ou contra as partes rígidas do veículo. No entanto, deve-se compreender que o cinto de segurança não vai impedir acidentes, mas pode atenuar as suas conseqüências, desde que USADO CORRETAMENTE.

O uso do cinto de segurança é obrigatório

O Código de Trânsito Brasileiro – Lei9.503, de 23 de setembro de 1997 – determina no seu art. 65: “É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional”.

Porque o cinto de segurança é importante?

*O cinto dá firmeza, mantém o motorista na posição correta de dirigir e ameniza o cansaço na direção;
*A probabilidade de sobrevivência com o cinto é 5 vezes maior do que sem ele, em caso de acidentes;
*Deve-se habituar as crianças a usarem o cinto. Os bons hábitos devem começar na infância;
*Deve-se colocar o cinto sempre, mesmo para pequenas distâncias. Imprevistos não têm hora;
*É importante exigir que todos os passageiros do carro, inclusive aqueles que viajam no banco traseiro, usem o cinto de segurança. O condutor é responsável pela segurança de todos;
*O uso do cinto reduz em 40% os riscos de morte e lesões graves em acidentes de trânsito.

Agora você sabe a importância de usar esse dispositivo de segurança, mas não custa reforçar com um exemplo concreto. Se uma pessoa de 80 quilos estiver sem cinto e bater o carro a 50 km/h, seu corpo é arremessado para a frente com uma força equivalente a 12 toneladas! A vantagem do cinto é que ele dissipa essa força ao se esticar um pouco durante o impacto, fazendo a pressão do corpo contra ele cair para 2 toneladas. O tranco pode até machucar, mas você tem muito mais chance de sair vivo!

Voltar Próximo artigo