CHATBOT no Mercado Imobiliário

18/01/2021 |
Assunto: , Imóveis, Tecnologia

Chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador

CreciRJ20210118

Com o aumento da inserção de novas tecnologias no mercado no geral, o setor imobiliário de certo seria impactado com essa revolução. A inteligência artificial, por exemplo, tem se mostrado um grande aliado principalmente quando a questão é atendimento. Não só em sites de imobiliárias, mas também podemos ver que muitos portais de outros segmentos atualmente possuem essa ferramenta que visa não só auxiliar o profissional mas que proporciona ao cliente uma experiência única.

Quando se pensa no bom desempenho de um portal ou um site é normal analisar os números fornecidos pelos relatórios, e dentre esses números, a quantidade de tempo que o cliente gasta na página, e certos números de cliques podem indicar a boa eficiência da ferramenta. Os chatbots conseguem aumentar significativamente estes números e além disso também conseguem selecionar de forma mais proveitosa os clientes para que o corretor possa então seguir com o atendimento.

Uma das maneiras mais eficientes de aumentar a produtividade e obter portanto maior sucesso no cumprimento de metas é através da boa gestão do tempo.

Com um chatbot bem elaborado o cliente consegue sanar dúvidas mais simples e obter informações mais abrangentes, o que facilita e agiliza o trabalho do corretor e o atendimento de forma geral. Já chega na mão do profissional o lead (como chamam os clientes em potencial) já envolto de suas principais informações para que haja o atendimento correto. Por possuir não só a dúvida mais específica do cliente mas também ter em mãos as principais informações sobre a identidade do cliente e do que ele deseja, o corretor pode se preparar para prosseguir com maior agilidade no atendimento.

O chatbot consegue através desse pequeno atendimento converter visitantes do site em possíveis clientes e cria através de planilhas uma espécie de mailing, fazendo com que o corretor tenha uma vasta gama de leads em potencial para contactar. Nem sempre o corretor está com acesso fácil ao computador e com isso a disponibilidade do profissional fica comprometida, nesse ponto o chatbot pode servir também dando uma espécie de cobertura que não deixa o cliente sem respostas, por mais simples que sejam.

MUITO ALÉM DA PÁGINA INICIAL

Os chatbots têm cada vez mais adentrado nos sites, não só apenas para o atendimento como era antes mas também trazendo dicas e interagindo com os clientes de maneira a fazer com que eles se sintam únicos e especiais. Esse pode ser um diferencial de tratamento da sua imobiliária e pode ser o que vai fazer esse cliente fechar o negócio com você ou não. Seja com uma dica de decoração, fornecendo opções de negócio ou filtrando as já existentes no site. Existem diversas formas de aliar a inteligência artificial com o material humano e essa ferramenta utilizada da forma correta e em todo seu potencial pode gerar incríveis resultados.

Um atendimento de qualidade pode ser definido dessa maneira não só pela gentileza do profissional, da disponibilidade e da educação entre outras características. Apesar de reproduzir respostas e interações repetitivas, alguns desses robôs de atendimento têm sistemas de aprendizado, o machine learning, e isso faz com que a cada atendimento o próprio sistema se atualize.

É necessário ter em mente que apenas a inserção dessa ferramenta não basta, é preciso também aliar esse recurso a outros métodos para que não só o atendimento inicial, mas que tudo no decorrer da negociação imobiliária dê certo, e que isso gere confiança entre o corretor e seu cliente, criando então um bom e duradouro relacionamento, que pode até mesmo gerar frutos, proporcionando contato com outros clientes por meio da satisfação.

Fonte: Stand Edição 49 – Revista do Creci-RJ

+Creci-RJ

Voltar Próximo artigo