Caminho de Cora Coralina percorre 300 kms

12/11/2018 |
Assunto: , Turismo

O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de longo curso situada no estado de Goiás. Um trajeto cercado de natureza e poesia. Assim é o Caminho de Cora Coralina, que atravessa o interior do estado de Goiás.

Turismo20181112b

Reviver os passos de uma das maiores poetas brasileiras é a proposta do Caminho de Cora Coralina, atravessando 300 quilômetros, oito cidades históricas, três parques estaduais e sete vilarejos em Goiás. A homenagem, inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, parte da obra da artista para apresentar aos turistas um pouco da arquitetura, da gastronomia, da cultura e do folclore da região.

Ao longo de seus 300 km de extensão, conecta diferentes municípios e unidades de conservação. As diferentes cidades que compõe o trajeto são dotadas de alto valor histórico e cultural e representam pequenos pólos gastronômicos, artísticos, de ecoturismo e lazer. A rota era utilizada por bandeirantes em busca de riquezas durante o período colonial. O nome da trilha é uma homenagem à escritora Cora Coralina, nascida na Cidade de Goiás, onde viveu boa parte de sua vida. Trechos de suas poesias estão gravados ao longo do percurso.

É possível ler alguns dos poemas de Cora em placas espalhadas pelo caminho e se deliciar com suas palavras simples e fortes. Para quem não a conhece, ela foi uma escritora muito além de seu tempo, publicou seus próprios livros, o primeiro com 75 anos de idade. Outra curiosidade sobre a escritora: ela cursou apenas até a terceira série do curso primário. Em 1922 foi convidada a participar da Semana de Arte Moderna, mas foi impedida por seu marido.

Turismo20181112a

O trecho começa em Corumbá de Goiás passando por Salto de Corumbá, Pico dos Pireneus, Pirenópolis, Caxambu, Radiolândia, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Vila Aparecida, Itaguari, São Benedito, Calcilândia até chegar na Cidade de Goiás. Todo o percurso está sinalizado. É possível fazer o Caminho a cavalo, a pé ou até mesmo de bicicleta.

Os 300 quilômetros de roteiro incluem fazendas históricas, ruínas de lavras de ouro, casarões do período colonial e igrejas centenárias. Para os fãs de aventuras, há atrações como cavalgadas, arvorismo, rapel, escalada, tirolesa e boia-cross, aproveitando as serras, nascentes, cachoeiras, quedas de água, corredeiras, rios e córregos da região.

O Caminho também conta com o apoio de restaurantes, mercados, lojas, hotéis e pousadas. Por todo o trajeto, há áreas de descanso e pontos de apoio.

Planeje sua viagem em Caminho de Cora Coralina

Voltar Próximo artigo