Border Collie

22/09/2018 |
Assunto: , Animais & Veterinária

O Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo. Não é à toa que vemos essa raça toda hora em comerciais e filmes. Além de inteligentes, são super simpáticos e bonitos. Mas atenção: por mais tentador que possa parecer, não tenha um Border Collie em apartamento.

BorderCollie20180922C

Descrição do Border Collie

Cães pastores fazem parte da história do planeta e ao longo de centenas de anos a criação desses cachorros tinha como objetivo principal desenvolver uma raça que exercesse esta função da forma mais eficiente possível. Existem registros datados do século de XVI que já evidenciam a existência de cães da raça Border Collie (que ainda não tinham esse nome). Eles eram perfeitos para o pastoreio nas regiões montanhosas da Grã-Bretanha se movimentando facilmente por mais de 50 quilômetros em um terreno irregular e até mesmo no frio durante um só dia. Além disso, esses cães se destacavam por não serem barulhentos e realizar o pastoreio sem latir ou mordiscar, apenas cercando agilmente o rebanho. O olhar do Border Collie também se destacava, uma vez que muitos donos de rebanho dizem até hoje que exemplares desta raça conseguem “hipnotizar” os outros animais, mostrando o que desejam apenas os olhando de forma fixa e focada. Em 1925 o nome Border Collie foi oficialmente registrado, fazendo referência à sua origem entre as fronteiras Inglesas e escocesas. Já o reconhecimento pelo American Kennel Club só ocorreu mais recentemente, em 1995.

Pelagem

O Border Collie possui dois tipos de pelos: curtos e macios ou longos e grossos, mas ambos os tipos contam com um subpelo macio e denso, que os protege de temperaturas variadas. A pelagem mais comum é a bicolor, branco e preto, mas a raça também apresenta pelagem tricolor, variações do castanho (cor conhecida como vermelho australiano) e marrom. Em alguns cães os pelos apresentam um aspecto marmorizado e recebem o nome de Merle. Na raça, cães com o branco predominante não são bem aceitos. Apesar do seu pelo não criar grandes emaranhados de nós, é preciso escovar o Border Collie com frequência. No Brasil, é comum que percam muito pelo não somente em climas mais quentes, mas todo o ano.

Temperamento do Border Collie

BorderCollie20180922A

A personalidade do Border Collie é única e admirável. É uma raça extremamente alegre, brincalhona e muito, muito, muito ativa! Inteligentes e obedientes, são fiéis aos seus pais humanos ao mesmo tempo em que são também independentes. Estão sempre em alerta, por isso podem ficar arredios ao sinal de algum estranho se aproximando ou mesmo reagir a movimentos mais bruscos ou barulhos mais altos. O Border Collie precisa de cerca de três horas diárias de atividade física intensa, ou seja, essa raça precisa de tutores que estejam dispostos a passar um bom tempo ao lado do seu cão. Além de exercícios eles precisam de brincadeiras estimulantes, um tempo para treinamento e para socialização, caso contrário podem ficar ansiosos e acabar destruindo coisas na casa. Embora não seja uma raça agressiva, um Border Collie frustrado pode causar problemas especialmente com estranhos. Se acostumado desde novo, o Border pode viver perfeitamente com outros animais sem que insista em pastoreá-los (algo que pode acontecer quando não são socializados ou corrigidos corretamente).

Inteligência e Obediência do Border Collie

Quando falamos sobre inteligência e obediência, o Border Collie domina sendo considerado o cachorro mais inteligente do mundo! Isso mesmo, segundo o livro “A Inteligência dos Cães”, de Stanley Coren, essa raça ocupa o primeiríssimo lugar da lista! Nesta categoria, o Border Collie se destaca por aprender comandos muito rapidamente, sem precisar de inúmeras repetições. São muito focados e atentos e, assim como utilizavam (e ainda utilizam) essa característica na função de pastoreio, toda essa concentração também se mostrou impressionante em competições caninas como o Agility, por exemplo. São tão inteligentes e competentes que as competições de Agility possuem uma categoria só para cães da raça Border Collie, já que chega a ser injusto comparar cães dessa raça com as demais.

Expectativa de vida do Border Collie

BorderCollie20180922B

O Border Collie tem expectativa de vida entre 12 e 15 anos, desde que tenha uma vida equilibrada e ativa, do jeitinho que eles gostam!

Outras informações

Tamanho médio do macho: Altura: 50-58 cm, Peso: 13-20 kg

Tamanho médio da fêmea: Altura: 45-53 cm, Peso: 13-20 kg

Fonte: PetLove

Voltar Próximo artigo