Banho quente combate a depressão

11/11/2018 |
Assunto: , Saúde

Um estudo internacional sugere que tomar longos banhos de imersão, duas vezes por semana, melhora os níveis de humor e ajuda no combate à depressão

Ciberia20181111

Dois banhos longos de imersão por semana é a receita ideal para ficar mais bem disposto, afirma um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Friburgo, na Alemanha, e publicado na New Scientist.

A pesquisa se concentrou em analisar um grupo de 45 pessoas diagnosticadas com depressão. Desse grupo, alguns participantes tomaram banhos de imersão de 30 minutos durante dois meses, duas vezes por semana, à temperatura de 40ºC e, depois, enrolaram-se em cobertores durante 20 minutos.

Os participantes restantes praticaram exercício físico duas vezes por semana, entre 40 e 45 minutos.

Mediante os resultados, os cientistas chegaram à conclusão de que tomar banhos quentes durante a tarde está associado a uma melhoria do humor entre pessoas com depressão moderada.

Entre um banho quente e o exercício físico, o efeito foi muito maior no grupo que tomou os banhos. As pessoas desse grupo tiveram seis pontos a menos em uma escala de depressão utilizada comumente pelos especialistas. Já o outro grupo, do exercício físico, teve uma média de três pontos a menos.

Os resultados são explicados pelo fato de o aumento da temperatura corporal durante a tarde ajudar a normalizar o ritmo circadiano, que fica desestabilizado em pessoas com depressão.

Ritmo circadiano ou ciclo circadiano designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.

Durante o dia, a temperatura corporal é mais alta. À noite, ela baixa. Essa diminuição de temperatura corporal nos ajuda a adormecer, dado que promove a liberação de melatonina, o hormônio que regula os ciclos do sono.

Como os níveis de melatonina em pessoas com depressão não estão bem definidos, os banhos quentes podem ajudar as pessoas a dormir melhor, fazendo assim com que os sintomas de depressão diminuam.

Fonte: Ciberia

Voltar Próximo artigo