AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA

04/01/2021 |
Assunto: , Imóveis

Excelentes Oportunidades Para Os Corretores de Imóveis

Um mercado que não para de crescer e se tornou com o passar dos anos um importante nicho de atuação para o profissional da intermediação imobiliária é a avaliação de imóveis. Na prática, avaliar no setor imobiliário tem o objetivo de estimar o valor de um bem imóvel, que pode servir para finalidades que vão desde a compra, venda e locação até mesmo para garantias hipotecárias, indenização por desapropriação, entre outras. Ou seja, o leque de opções é bastante amplo para o profissional se destacar.

CreciRJ20210104

– O mercado de avaliações cresce a cada dia e nele surgem cada vez mais oportunidades para os corretores de imóveis, inclusive no âmbito judicial, através das perícias – relata o professor universitário de Avaliação Imobiliária da Fcap/UPE e um dos principais especialistas no segmento, Frederico Mendonça.

Existem técnicas conhecidas que auxiliam o corretor na realização de uma boa e justa avaliação imobiliária. Apesar dos métodos tradicionais como o Comparativo, Involutivo e Evolutivo, há a necessidade de que o corretor possa identificar no imóvel com o qual está trabalhando qual a melhor maneira e a ferramenta e método mais adequados para poder compor aquela avaliação.

Frederico relata um dos maiores obstáculos que o setor enfrenta em âmbito nacional:

– O grande desafio tem sido a capacitação dos profissionais, pois avaliar imóveis exige conhecimentos técnicos, além de sensibilidade e percepção de mercado. Para ter uma ideia, o Conselho Federal criou o Cadastro Nacional de Avaliadores – CNAI em 2007, uma verdadeira vitrine para os corretores avaliadores, e até hoje pouco mais de 26.000 profissionais se inscreveram nele, embora já sejamos mais de 400.000 Corretores de Imóveis espalhados pelo país.

O Creci-RJ disponibiliza gratuitamente para os profissionais devidamente inscritos e regulares junto ao Conselho o curso de avaliação de imóveis tanto na sede quanto nas regionais, possibilitando aos corretores do Rio de Janeiro a oportunidade de ingressar nesse segmento de uma maneira fácil e o melhor de tudo, sem o menor investimento, além da dedicação e o comprometimento necessários para absorção do conteúdo. A conclusão do curso permite ao corretor de imóveis se inscrever no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI).

Para obter bons resultados nesse segmento é importante que o corretor se mantenha atento à expansão da cidade, pois nem sempre é do imóvel pronto que sai a renda do avaliador. O corretor pode negociar com incorporadoras e trabalhar com a avaliação de terrenos. Trabalhar dessa maneira requer um cuidado ainda maior e pesquisa ampla por parte do profissional, mas quanto maior o conhecimento do corretor e a pesquisa feita, é possível ver esse trabalho render bons frutos.

O corretor de imóveis Vanderlei Novais concluiu o curso de avaliação de imóveis ministrado pelo Creci-RJ e hoje atua como avaliador. Ele destaca porém que infelizmente, apesar de ser uma área com um mercado amplo é rentável, ainda há corretores que insistem em não buscar a especialização nesse segmento.

Ainda hoje tem corretores e clientes que não entendem o real significado da avaliação de um imóvel e como funcionam os métodos para atingir o valor final de um bem. Quando as pessoas te procuram a primeira pergunta que lhe fazem é: Quanto é? Mas não é apresentação de quanto é. Primeiro você deve conhecer. Sempre procuro ir por etapas, não imponho dificuldade, mas de acordo com o que é apresentado você começa a destrinchar. Aí você chega ao valor final de apresentação do produto depois de todo um trabalho minucioso de pesquisa.

Conhecimento é fundamental para a elaboração de um laudo de avaliação eficiente. Tudo influencia no valor do imóvel, desde a localização, manutenção e o tamanho da unidade. E o profissional que está interessado em enveredar por esse nicho de atuação precisa ter em mente que a qualificação é o principal caminho para se destacar.

Você já parou para pensar o quanto que uma atuação aliando a compra e venda/locação e a avaliação imobiliária tem a agregar ao currículo como profissional? Estar munido de dados estratégicos significa um diferencial muito importante para o corretor de imóveis. Representa estar mais preparado para transmitir completa segurança para o cliente, que se sente confiante para fechar o negócio.

Com o mercado imobiliário apresentando os primeiros indícios de retomada após um período de crise, a tendência é de que a necessidade de avaliação imobiliária continue crescendo com o aumento da demanda, já que como foi informado são inúmeras as oportunidades nesse campo de atuação, seja na área judicial, bancária e situações relacionadas às desapropriações.

Fonte: Stand Edição 49 – Revista do Creci-RJ

+Creci-RJ

Voltar Próximo artigo